Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Feira ou farmácia? Veja como os alimentos podem agir como remédios no organismo
Guia Culinário 29/07/2016

Feira ou farmácia? Veja como os alimentos podem agir como remédios no organismo

Quem segue à risca os mandamentos de uma alimentação saudável sabe que, para nossa saúde, uma boa compra na feira de final de semana é tão eficaz quanto sair de casa em busca de remédios na farmácia. Sim… Plantas, frutas, hortaliças e vegetais, fazem parte de um grupo de alimentos tão poderosos quanto qualquer medicamento e ajudam a prevenir, evitar e combater, doenças e enfermidades bem comuns do nosso cotidiano.

São nas feiras, nos mercados ou em hortifrutis, que encontramos mais do que ingredientes saborosos para a nossa rotina alimentar. Os produtos frescos, de preferência de suas respectivas estações, são perfeitos aliados da saúde e da boa forma, uma vez que, consumidos adequadamente, trazem os nutrientes necessários para que o nosso organismo fique mais forte e consiga trabalhar de maneira regular.

Seja o tomate, para beneficiar o coração, o alho, para combater o câncer, ou o limão com gengibre para prevenir o resfriado, a grande vantagem das feiras ao ar livre é também adquirir produtos de qualidade, sem adição de conservantes ou agrotóxicos, que nos deixam distante dos medicamentos. Veja abaixo, alguns dos ingredientes importantes que achamos na feira e que contribuem muito para a nossa saúde!

O que encontrar na feira para turbinar a nossa saúde?

Durante um “passeio pela feira”, a variedade de alimentos que podem ser adquiridos vai te surpreender. Veja alguns dos tantos produtos que vão beneficiar a sua saúde:

Vegetais: Frutas e legumes são os campeões de vendas do mercado ao ar livre. Já experimentou a melancia suculenta oferecida pelo vendedor? Ou escolheu os morangos que mais te atraiu? Nada como saber exatamente o que você está levando para casa, afinal, ver frutas bonitas e chegar em casa não serem tão saborosas é uma decepção, não é? Pois bem, você ponderar comprar produtos de qualidade, logo, estará investindo na sua saúde.

Hortaliças: A área de folhas é uma linha extensa de nutrientes, os vegetais verdes escuros como alface, chicória, brócolis, espinafre, por exemplo fazem parte da lista de alimentos que previnem a anemia, estresse, osteoporose, doenças do coração e equilibram o pH do sangue, tornando o trabalho do nosso corpo mais intenso e eficaz. Além disso, na feira também podemos encontrar diversas raízes e plantas para o preparo de chás e infusões benéficas para o organismo.

Pescados: Ao chegar na feira é impossível não sentir o aroma dos peixes disponíveis para os consumidores. A ingestão regular de peixe é fundamental para o nosso bem-estar, isso porque são ricos em proteínas, minerais e vitaminas essenciais para a nossa qualidade de vida.

Oleaginosas: É possível encontrar boas quantidades de nozes e castanhas, nas feiras, vendidas a granel. “São excelentes fontes de antioxidantes, combatem os radicais livres e envelhecimento celular, acabam então por prevenir doenças coronárias. A arginina, um aminoácido presente nas oleaginosas atua como vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração”, explica a nutricionista Paola Lisboa.