Folhas de louro servem para quê? Descubra seus benefícios e como consumir esse tempero aromático
É bem possível que você use folhas de louro para preparar feijão, mas não deve conhecer todos os benefícios que essa planta traz. De origem mediterrânea, a Laurus nobilis lauraceae (nome científico da folha de louro) é usada há muitos anos para fins medicinais e como tempero em diferentes culinárias. Para que você conheça melhor essa planta e suas propriedades, nós listamos os seus principais benefícios. Confira!
Quais são os benefícios das folhas de louro?
Veja, a seguir, 15 benefícios de consumir folhas de louro diariamente:
1. Propriedades anti-inflamatórias
Muita gente não sabe, mas as folhas de louro têm ação anti-inflamatória, pois possuem o composto eugenol – que, inclusive, é usado em medicamentos anti-inflamatórios. Por isso, a erva pode ser usada para amenizar inflamações pelo corpo.
Além disso, ela tem propriedades analgésicas, ajudando a amenizar dores de cabeça, nas articulações, cólicas menstruais, entre outras.
2. Propriedades antioxidantes
As folhas de louro também são fonte de vitaminas A e C, minerais como potássio e selênio, e antioxidantes – que ajudam a manter a pele bonita. Ou seja, a folha de louro ajuda a fortalecer a imunidade (por conta da vitamina C), os músculos e até mesmo faz bem para a visão, já que é fonte de vitamina A.
3. Auxiliam na digestão
Elas auxiliam na produção de bile pelo fígado (fluido que atua na digestão da gordura e na absorção de nutrientes) e também estimulam a atuação de enzimas digestivas. Ou seja, é sempre uma boa dica incorporar folhas de louro às receitas – principalmente no caso de quem tem problemas de digestão.
4. Fortalecem o sistema imunológico
Graças às vitaminas e aos minerais – como vitamina C, A, cálcio, ferro, manganês e magnésio – presentes nas folhas de louro, a planta contribui para o fortalecimento do sistema imunológico (não à toa, a folha é indicada para pessoas que apresentam sintomas gripais).
5. Ajudam no controle do colesterol
Por ser rico em antioxidantes, como os polifenóis e os flavonoides, as folhas de louro podem ser um ótimo aliado no controle do colesterol. Isso porque a sua composição ajuda a combater os radicais livres e a reduzir a inflamação, contribuindo dessa forma para uma melhoria na saúde cardiovascular.
6. Contribuem na regulação da glicemia
De acordo com estudos, as folhas de louro contribuem para a regulação da glicemia. E isso se deve ao fato de a planta conter compostos, como polifenóis e flavonoides, que melhoram a sensibilidade à insulina, ajudando a reduzir os níveis de glicose no sangue.
7. Propriedades diuréticas
Outro ponto positivo das folhas de louro é que elas também atuam como diurético, hidratando o organismo, combatendo inchaços e a retenção de líquidos. Por conta de suas propriedades diuréticas, também estimula o funcionamento do sistema urinário.
8. Auxiliam no emagrecimento
É possível que você já tenha ouvido falar que chá de louro com limão emagrece, sendo um ótimo aliado para eliminar as gorduras corporais. Essa ideia realmente tem um quê de verdade, pois a bebida tem efeito termogênico e detox no organismo – isto é, quando consumida regularmente, ajuda a acelerar o metabolismo e a eliminar as impurezas do corpo, evitando o acúmulo de líquidos.
9. Ajudam a regular o fluxo menstrual
Para quem tem um fluxo menstrual muito irregular, as folhas de louro também podem ser aliadas. Isso porque a planta possui propriedades que estimulam o útero e, assim, conseguem liberar o fluxo menstrual com mais facilidade. Inclusive quem sofre com amenorreia (falta de menstruação mesmo em idade fértil) costuma usá-la para tratar o problema e regular os ciclos. Mas, antes de fazer isso, consulte seu médico para entender qual é o seu caso.
10. Cicatrizante natural
Por possuir compostos bioativos, como eugenol e taninos, em sua composição, as folhas de louro apresentam propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e adstringentes. Essas características vão contribuir para acelerar o processo de cicatrização de feridas e que ajudam a prevenir infecções, diminuir o inchaço e a inflamação do corpo.
11. Repelente natural de insetos
O louro possui compostos voláteis, tais como cinecol e pineno, que são responsáveis em liberar um aroma desagradável para insetos, sendo muito eficaz para repulsão de moscas, formigas, baratas e mosquitos.
12. Desodorante natural
O louro possui propriedades antibacterianas, que ajudam a combater as bactérias que causam o mau odor; e também propriedades aromáticas, que liberam aroma agradável, proporcionando efeito desodorante.
13. Ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade
Muitas pessoas gostam de tomar um chazinho para relaxar a mente – e isso realmente funciona, principalmente quando você usa a erva certa para o preparo! As folhas de louro, por exemplo, conseguem surtir um efeito calmante, mas sem causar sonolência. Por isso, são perfeitas para quem está passando por um período de estresse e precisa relaxar, mas sem perder o foco.
14. Benefícios para o cabelo
Por conter vitaminas A e C, ferro, cálcio, além de compostos microbianos e antioxidantes, as folhas de louro trazem uma série de benefícios para o couro cabeludo e o cabelo:
- fortalecimento dos fios;
- controle de caspa;
- crescimento capilar;
- brilho;
- maciez;
- redução da oleosidade.
15. Benefícios para a pele
Além de ser muito benéfico para o cabelo, o louro faz muito bem à saúde da pele, devido às suas propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias e adstringentes. Os principais benefícios são:
- combate bactérias e fungos – sendo ótimos aliados no tratamento da acne e outras infecções da pele;
- redução da inflamação e da irritação da pele (como psoríase e dermatite);
- contribuição para um envelhecimento saudável da pele;
- aceleração do processo de cicatrização de pequenas feridas.
Como consumir louro?
A maioria das pessoas já usa a folha de louro para temperar o feijão, mas sabia que ela pode ser usada em outras receitas, como massas, caponatas, pastinhas, sopas e carnes, concedendo nutrientes e sabor aos pratos?
Como fazer chá de louro?
Para preparar um chá de louro com limão, a nossa dica é deixar as folhas de louro em infusão por alguns minutos e, no final, adicionar o sumo da fruta. Assim, é possível usufruir ao máximo das vitaminas e dos agentes antioxidantes fornecidos por ambos os ingredientes.
Ingredientes
- 500 ml de água;
- 4 folhas de louro;
- 1 limão.
Em uma panela, coloque a água, as folhas de louro e deixe no fogo médio até ferver. Quando começar a borbulhar, apague o fogo, tampe a panela e espere cinco minutos. Em seguida, adicione o sumo de um limão, tampe novamente e espere mais cinco minutos. Coe a bebida e transfira para uma xícara. Prontinho!
Obs.: Caso você queira deixar o chá ainda mais nutritivo, uma boa dica é incluir um pedaço de gengibre junto com as folhas de louro e, se desejar, até mesmo incrementar com um pouco de mel e canela.
Para quem é indicado o chá de louro?
O chá de louro é indicado para todas as pessoas que desejam se beneficiar dos efeitos positivos das folhas – principalmente para aquelas que possuem problemas digestivos, diabetes, problemas respiratórios, inflamações, dores (de cabeça, muscular e articulares), colesterol alto, ansiedade, estresse ou problemas de pele.
Vale lembrar que, apesar de as folhas de louro trazer diversos benefícios à saúde, é fundamental manter uma alimentação rica (com o consumo diário de vegetais, frutas, legumes e água) para uma vida plena e equilibrada. Por isso, insira a folha em sua rotina, sem esquecer de ter uma boa alimentação e hidratação ao longo dos dias, combinado?