Fonte de ômega 3! Conheça 4 benefícios do atum na nossa alimentação
Além do sabor delicioso, o atum é um dos alimentos indicados para quem quer seguir uma dieta saudável e rica em nutrientes. Para começar, ele faz muito bem para o coração por ser fonte de ômega 3 – mas não para por aí! Esse tipo de peixe, que pode ser usado em diversas preparações, também é composto por vitaminas do complexo B, melhora a circulação do sangue por ser rico em ferro, fortalece o sistema imunológico e ainda conta com a ação de antioxidantes. Confira a matéria para saber mais detalhes e entender por que não deixá-lo de fora do seu cardápio!
1. Ômega 3, principal substância do atum, traz benefícios para o coração
Como o atum é fonte de ômega 3, não poderia ser diferente: o sistema cardiovascular é um dos mais beneficiados pelo seu consumo! Isso porque a substância é capaz de diminuir os níveis de colesterol nos vasos sanguíneos e nas artérias – combatendo, assim, problemas como a doença arterial coronariana – e de impedir que o órgão seja prejudicado por um batimento anormal.
Além disso, por garantir uma melhor circulação sanguínea por ser fonte de ferro e reduzir a pressão arterial, o ômega 3 presente no peixe também diminui as chances de hipertensão e, consequentemente, riscos de AVC e outros problemas ligados ao coração.
2. Substância evita a compulsão alimentar
Além de ter poucas calorias e gorduras, o atum também pode ser aliado de quem está em uma dieta regrada para perder peso! O motivo? É que outra vantagem do ômega 3 é estimular um hormônio chamado leptina, que garante mais saciedade por promover um equilíbrio entre o alimento que acabou de ser ingerido e a vontade interna de comer mais e cair no exagero.
3. Atum também faz bem para o cérebro por ter vitaminas do complexo B
Por contar com vitaminas do complexo B em sua composição, o atum também traz benefícios específicos para o cérebro. Isso porque esses nutrientes conseguem agir diretamente no sistema nervoso central, trazendo melhorias para a cognição e memória. Além disso, esses nutrientes também melhoram o metabolismo e ainda garantem mais energia para o corpo.
4. Sistema imunológico é beneficiado pelo alimento
Outra vantagem do atum está no fato de ele contar com substâncias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico – como a vitamina C e o zinco, por exemplo. Rico em antioxidantes, ele desempenha um importante papel na defesa do organismo, combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células e geram diversas doenças, como o câncer.