Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 10/03/2021

Fruta cagaita é nativa do cerrado e cheia de benefícios! Saiba mais sobre ela

Tradicional do Cerrado brasileiro, a cagaita é uma fruta pequena, de casca amarelo-esverdeada, sabor ácido e polpa bem macia e suculenta – indicada para o preparo de sucos naturais, smoothies e outras bebidas refrescantes. Embora não seja amplamente consumida no Brasil – encontrada principalmente nos estados da região Centro-Oeste -, essa frutinha é altamente nutritiva (rica em vitaminas e antioxidantes) e versátil na cozinha. Quer aprender mais sobre a fruta cagaita e seus benefícios? É só continuar lendo!

Fruta cagaita é rica em vitaminas A, B2, B3, C e agentes antioxidantes

Fruta proveniente da cagaiteira – árvore de casca grossa que ocupa áreas do Cerrado no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste -, a cagaita se destaca por ser bem rica em termos nutricionais. Fonte de vitamina A, ela faz bem para a saúde dos olhos (prevenindo problemas de visão) e ajuda a fortalecer a imunidade. Além disso, ela é rica em vitaminas B2 (riboflavina), B3 (niacina) e C, que são indispensáveis para a saúde do cérebro, do coração e fazem bem para a saúde da pele – pois apresentam ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce.

Tem alto teor de fibras alimentares

Assim como muitas frutas, a cagaita fornece uma grande quantidade de fibras – que garantem mais saciedade, auxiliam no processo digestivo e no controle de índice glicêmico, sendo indispensáveis para quem tem diabetes, por exemplo. Vale destacar, inclusive, que o suco de cagaita é considerado um grande aliado para tratar constipação intestinal – isto é, ajuda a liberar o intestino preso.

É fonte de cálcio, ferro e fósforo

Além de ter um alto teor de vitaminas, flavonoides e diferentes antioxidantes, a fruta cagaita é rica em diversos sais minerais, tais como cálcio, fósforo e ferro – importantes, respectivamente, para a saúde dos ossos, músculos e sistema cardíaco. Por ser fonte de ferro, inclusive, ela ajuda a prevenir a anemia e a fortalecer o sistema de defesa do corpo.

Fornece ácidos graxos indispensáveis para a saúde do coração

Você sabia que a cagaita também é fonte de ácidos graxos (gorduras boas)? Por conta disso, ela auxilia no controle do colesterol, faz bem para a saúde do coração, do cérebro e apresenta ação anti-inflamatória e antidiarreica. Além de consumi-la in natura ou em forma de suco, é possível utilizá-la no preparo de geleias, compotas, saladas de frutas ou diferentes doces no dia a dia. Vale a pena experimentar!

Como fazer suco de cagaita?

Para fazer um suco de cagaita bem refrescante e rico em nutrientes, a nossa dica é usar tanto a casca quanto a polpa da fruta. Além disso, evite usar açúcar refinado na receita, dando preferência às versões mais naturais e nutritivas – como o açúcar demerara, mascavo ou de coco.

Ingredientes

– 25 cagaitas maduras

– 1 litro de água

– Açúcar demerara a gosto

Para começar, deixe as cagaitas de molho em uma bacia com água + água sanitária por 15 minutos para higienizar. Em seguida, enxágue-as na água e corte-as ao meio para tirar as sementes (mas deixe a casca). Transfira as frutinhas para o liquidificador, adicione a água, o açúcar a gosto e bata por alguns minutos. Depois, é só servir no copo e prontinho!