Frutas com i: ingá, ilama e mais! 4 alimentos com essa letra encontrados no país
Você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores de frutas do mundo? Ao todo, são mais de 30 milhões de toneladas por ano e 2,3 milhões de hectares dedicados ao seu cultivo! Por isso, é praticamente impossível saber o nome de todas as frutas – principalmente se contarmos com as espécies nativas do país. Mas para te ajudar a conhecer melhor sobre esse universo, nós preparamos uma lista com frutas que começam com a letra i de origem brasileira – e que, de quebra, podem incrementar a sua alimentação com novos sabores. Dá uma conferida!
1. Imbu ou Umbu é fonte de vitaminas e sais minerais
Começando por uma das mais famosas: nativa da caatinga brasileira, a imbu é certamente uma das frutas mais nutritivas da lista. Ela é composta por vitaminas B1, B2 e B3, vitamina C, proteínas, fibras e minerais – como zinco, fósforo, ferro, magnésio, potássio e zinco. E, apesar de sua polpa ser levemente ácida, ela acompanha receitas de doces, geleias, sorvetes e sucos. Vale a pena incluir na alimentação, né?
2. Ingá ou Ingá-cipó o fruto que auxilia nas dores de cabeça
Imagine uma vagem muito maior em comprimento e um pouco mais gordinha. Para quem não conhece, o ingá é exatamente dessa forma e é frequentemente comparado à outra leguminosa! Fruto de uma árvore típica da Floresta Amazônica, ele é rico em sais minerais, vitamina A e cálcio, e pode ser encontrado em mais de 300 espécies diferentes.
Exclusivamente consumido in natura, o ingá também é utilizado como um remédio natural. No Norte do Brasil, por exemplo, a sua casca é usada para a cicatrização de feridas e o xarope do fruto é capaz de auxiliar no tratamento de bronquite. Aumentar a imunidade, aliviar as dores de cabeça e enxaqueca e fortalecer o sistema ósseo do corpo também estão entre a lista de benefícios do alimento.
3. Ilama tem propriedades anticancerígenas
Com uma polpa meio avermelhada e muito docinha, a ilama é da mesma família que a pinha (fruta-do-conde), a graviola e a atemóia. Uma fruta exótica e que tem um sabor similar ao da manga! Também é conhecida como cherimóia-de-terra-baixa, anona-branca, anona-blanca e papause. Ela fica deliciosa sob forma de sucos e sorvetes e também é muito consumida em sua forma natural.
Quanto às suas propriedades nutritivas, a fruta tem alcalóides químicos de morfina em sua composição, o que significa que é ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso central. Além disso, também auxilia no tratamento do câncer e de viroses, por conta de suas substâncias antivirais e antibacterianas.
4. Icaco (ou ajarú vermelho) tem propriedades medicinais
Originalmente da América Central, o icaco é a clássica fruta dos países tropicais. Ela ocorre em depósitos de areia (restingas) e pode ser encontrada mais facilmente na Amazônia e no litoral de Pernambuco. Seus consumidores mais ávidos costumam chamá-la de “maçãzinha da praia”, devido ao sabor da polpa, mas o seu nome provém da família linguística tupi-guarani e significa “fruta de papagaio falante”. Interessante né?
A frutinha também tem poderes hipoglicemiantes e algumas funções fitoterápicas, exclusivas de plantas e frutos medicinais, e é fortemente associada ao tratamento da diabetes. Ah, também é possível preparar um delicioso chá com as folhas e raízes do alimento! Incrível né?