Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 26/05/2020

Já ouviu falar em cuxá? Como fazer esse prato maranhense com raízes indígenas

Se você gosta de conhecer comidas típicas de diferentes regiões do Brasil, não pode deixar de experimentar o cuxá. De origem maranhense, esse prato é um tipo de molho feito com vinagreira (planta muito encontrada no Maranhão), diferentes especiarias (como o pimentão) e farinha de mandioca – ingrediente que constituía a base da alimentação dos índios. O nome cuxá, inclusive, vem do tupi e significa “o que conserva azedo”. Interessante, não é mesmo? Para que você conheça melhor esse prato típico do Maranhão, nós separamos uma matéria ensinando a preparar o cuxá de forma simples. Confira!

Como preparar cuxá?

Para quem não sabe, o cuxá é um molho maranhense feito com diversos ingredientes naturais. Por isso, inclusive, ele é rico em vitaminas e antioxidantes, sendo ótimo para fortalecer a imunidade e conceder mais sabor aos diferentes pratos. A maioria das receitas de cuxá também envolvem camarão seco – outro ingrediente que é a cara do Maranhão! Mas, caso você seja vegano (ou alérgico ao alimento), basta removê-lo da receita.

Ingredientes

– 2 maços de vinagreira

– 1 cebola média picada

– ½ xícara de farinha de mandioca seca

– ¼ xícara de gergelim

– ½ pimentão verde picado

– ½ pimentão amarelo picado

– 1 tomate picado

– 3 colheres de sopa de molho de tomate

– 150 g de camarão seco

– Azeite a gosto

Para preparar o cuxá, você deve começar cozinhando as folhas de vinagreira em uma panela com água. Quando elas começarem a murchar, retire-as do fogo, escorra e, então, use uma faca para cortar os maços em pedaços menores.

Em uma outra panela, coloque um pouco de azeite, a cebola picada e refogue por um tempo. Em seguida, acrescente os pimentões picados, o tomate e mexa por mais alguns minutos. Adicione o molho de tomate, o gergelim, a farinha de mandioca e misture mais. Por fim, acrescente o camarão seco, a vinagreira e, então, deixe-os refogar por mais alguns minutos. No final, o cuxá fica parecido com um molho encorpado que combina com diferentes pratos.

Quais pratos podem acompanhar o cuxá?

A receita com cuxá mais servida no Maranhão – e em outros locais do Nordeste -, sem dúvida, é a de arroz de cuxá. Neste caso, basta preparar o molho normalmente (como explicamos acima) e, no final, acrescentar um arroz branco previamente cozido para formar uma espécie de risoto. O arroz de cuxá é altamente nutritivo (fonte de fibras, vitaminas e minerais) e é ótimo para servir em almoços de família. Vale destacar que o cuxá também combina com receitas de saladas e sanduíches. Além disso, sua versão com arroz também pode vir como acompanhamento de carnes. Vale experimentar!