Macarrão integral é mais saudável que o comum?
O macarrão integral costuma ser a saída de quem deseja melhorar a alimentação ou precisa cortar alguns tipos de alimentos pensando em perder peso. Tão saboroso quanto a massa tradicional, ele tem, em sua composição, ingredientes que o tornam mais funcional e recomendado numa dieta balanceada. Ou seja: se a dúvida é se o macarrão integral é mais saudável que o comum, a resposta é sim. Dê uma olhada abaixo e descubra os motivos!
Por que o macarrão integral é mais saudável?
A principal diferença entre o macarrão integral e o tradicional está no modo de preparo, ainda na fábrica. Enquanto o macarrão comum leva farinha de trigo refinada na massa, a versão integral conta com o grão inteiro na receita. Isso significa que a primeira versão conta com ingredientes que perdem parte de seus nutrientes durante o processo de fabricação, enquanto o outro é mais natural e tem as propriedades do trigo preservadas.
Além disso, o macarrão integral também tem o índice glicêmico muito mais baixo do que a versão comum. Ou seja: pode ser uma opção para quem precisa controlar o açúcar na dieta e também para quem quer perder peso, mas gosta de comer massa no dia a dia. Os dois casos, certamente, devem contar com o acompanhamento de um nutricionista que vai dizer o que é melhor de acordo com a sua saúde e indicar quantidades e frequência de consumo.
Benefícios do macarrão integral na dieta
Além das vantagens imediatas, como a sensação de saciedade causada pelas fibras e o baixo índice glicêmico da refeição com macarrão integral, se ele for consumido com frequência dentro de uma dieta saudável e balanceada, também pode trazer benefícios para o organismo a longo prazo. Uma das vantagens ligadas ao já citado baixo índice glicêmico é a redução nas chances de desenvolvimento de diabetes.
Também graças à quantidade alta de fibras, o macarrão integral otimiza o funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre. Outro ponto positivo é que ele pode ajudar a controlar a quantidade de gordura no sangue e diminuir os níveis de colesterol.
Para quem faz exercícios, o macarrão integral é uma boa fonte de energia e também ajuda a evitar a fadiga no pós treino, já que mantém os níveis de açúcar no sangue controlados.
Além disso tudo, o macarrão integral é rico em vitamina E e vitaminas do complexo B, que fortalecem o sistema imunológico. Ele também conta com minerais como cálcio e fósforo, benéficos para os ossos, dentes, músculos e cabelos.
Como comer o macarrão integral?
Para facilitar o dia a dia, selecionamos algumas receitas saudáveis e funcionais com macarrão integral que podem te ajudar. Dá uma olhada!