Marmitas frias para o dia a dia: 6 ideias saudáveis para comer a qualquer hora
A gente sabe que ser saudável não é uma tarefa fácil em um primeiro momento. Afinal, para que ter trabalho levando comida de casa para o trabalho ou faculdade se podemos comer na rua, não é mesmo? Mas a verdade é que essa pequena mudança de hábito pode promover um salto de bem-estar muito grande na sua vida, já que, ao preparar o próprio alimento, sabemos quais ingredientes foram utilizados e podemos evitar alguns vilões da alimentação – como comidas gordurosas e temperos nada naturais.
Se você ainda ainda não estava preparando a sua própria quentinha por não ter como esquentá-la, saiba que seus problemas acabaram! Nós separamos algumas sugestões de marmitas frias que você pode comer a qualquer hora. Aprenda a prepará-las e abrace de vez a vida saudável!
1. Salada de pote
Verdade seja dita, a salada de pote é uma das maiores aliadas de quem quer ter uma alimentação saudável fora de casa. E prepará-la é bem fácil! Em primeiro lugar higienize as folhas. Depois, lave os legumes e os coloque ralados ou em pequenos pedaços – mas ainda assim crus – no fundo do pote. Acrescente uma proteína, as folhas e, por fim, salpique algumas sementes, como as de chia. Se quiser pode até acrescentar um molho, só não se esqueça que ele deve ser carregado em um pote à parte e misturado à salada apenas no momento em que você for comer, ok?
2. Cuscuz marroquino
Esse é outro grande exemplo de refeição que pode muito bem ser consumida fria. Seu preparo também é extremamente simples: basta hidratar o cuscuz (também chamado de sêmola ou semolina) com água fervente por alguns minutos e pronto! Uma dica é prepará-lo com legumes, para deixar o prato ainda mais rico em nutrientes.
3. Wrap de caponata
A caponata é uma pasta de origem italiana que é extremamente saudável. Para prepará-la refogue berinjela, cebola, pimentão, alho picado, tomate, azeitonas e os temperos que você mais gosta. Só isso? Sim! Como ela pode ser consumida fria, nossa sugestão é colocar essa pasta em um wrap. Vai ficar uma delícia!
4. Poke
Você já ouviu falar no poke? Esse prato havaiano conta com peixe cru como um de seus ingredientes principais. Há várias formas de prepará-lo, mas nenhuma delas envolve o cozimento dos alimentos. A mais tradicional utiliza atum, algas, arroz japonês, sal e limão. Antes de mais nada, marine o peixe no limão e hidrate a alga. Depois é só colocar tudo na marmita e pronto! Apenas não se esqueça de colocar a quentinha na geladeira antes de consumi-la, para evitar que o peixe estrague.
5. Bolinho de arroz integral
Bolinho de arroz, de uma forma geral, envolve fritura, mas isso não precisa ser uma regra! Sua versão integral é feita no forno e fica uma delícia! Para prepará-lo misture 1 xícara de chá de arroz integral cozido, 2 colheres de sopa de farinha de aveia, 1 cebola pequena e picada, 1 ovo, 1 colher de chá de fermento em pó, 100 g de queijo ralado light, 1 colher de chá de açafrão e sal e pimenta a gosto. Amasse tudo até formar uma massa homogênea. Depois, é só distribuir em uma assadeira untada com azeite e assar no forno preaquecido a 200ºC até dourar. Se quiser, ainda pode recheá-lo com espinafre antes de levar ao forno que fica uma delícia!
6. Salada de macarrão integral
Por fim, temos a salada de macarrão, outra opção deliciosa para quem precisa comer a marmita fria. Não tem erro: é só preparar a massa e misturar com salada, queijo e outros ingredientes crus. Para tornar essa refeição ainda mais rica em fibras, nossa dica é optar pelo macarrão integral. Ah, e se for colocar molho também é indicado colocá-lo em um pote separado. Só não se esqueça que ele também deve ser caseiro, viu? Sua saúde agradece!