Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mexerica e ponkan são a mesma coisa? Conheça essas tangerinas
Guia Culinário 10/08/2020

Mexerica e ponkan são a mesma coisa? Conheça essas tangerinas

Quando se trata de comer frutas ricas em vitamina A, C e antioxidantes, a tangerina (assim como outras cítricas) ganha grande destaque. No entanto, muita gente não sabe que existem diferentes tipos dessa fruta, podendo variar em termos nutricionais e de sabor. Para que você conheça melhor o universo das tangerinas, nós preparamos uma matéria falando sobre a mexerica e a ponkan (duas versões desse fruto). Quer saber mais sobre suas diferenças e benefícios? É só continuar lendo!

Afinal, mexerica e ponkan são a mesma coisa?

A primeira coisa que você precisa saber é que, na verdade, a mexerica e a ponkan são dois tipos de tangerinas diferentes que vêm de plantas distintas. A mexerica (chamada de bergamota no Rio Grande do Sul) é extraída da planta Citrus deliciosa, que dá frutos levemente menores e mais ácidos. Já a ponkan tem um sabor mais doce, casca mais grossa (de cor laranja amarelada) e é mais comum e extraída da planta Citrus reticulata (de onde vem a maioria das tangerinas). Outro diferencial é que a mexerica possui mais óleos essenciais na casca – por isso, ao ser descascada, ela libera um aroma tão forte.

Obs.: Vale destacar que existem outros tipos de tangerinas, como a montenegrina, murcote (ou morgote), mimosa e tangerina-cravo. De uma forma geral, elas se assemelham bastante em termos de sabor (são bem suculentas e levemente ácidas) e benefícios nutricionais.

Ambas são fontes de vitaminas, antioxidantes e de substâncias anti-inflamatórias

Além de serem bem parecidas em termos de sabor (variando basicamente quanto ao nível de acidez), a mexerica e a ponkan também têm praticamente as mesmas propriedades e nutrientes. Ambas são fontes importantes de vitamina A, C, flavonoides (importantes antioxidantes), de cálcio, fósforo e fibras. Além disso, elas possuem substâncias anti-inflamatórias e são ótimas para melhorar a imunidade – ajudam a prevenir gripes e resfriados, por exemplo. As tangerinas podem ser consumidas in natura, usadas no preparo de diferentes sucos, geleias, compotas e doces, como bolos e tortas – fica por sua conta!

Mexerica e ponkan também ajudam a eliminar toxinas e contribuem para o funcionamento do intestino

Assim como a maioria das frutas cítricas, as tangerinas (tanto a mexerica quanto a ponkan) são ricas em antioxidantes e substâncias que ajudam a eliminar as toxinas do organismo – e, assim, a combater a retenção de líquidos. Além disso, por ser rica em fibras, essa fruta ajuda muito no funcionamento do intestino e no controle do colesterol.

O ideal é que você consuma a tangerina (principalmente a ponkan) junto com o bagaço, pois essa parte da fruta retém grande concentração de fibras. Você também pode fazer chás a partir da casca da tangerina, que contém diversas vitaminas, minerais e propriedades calmantes. Interessante, né?