Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mirepoix: o que é e como ele pode deixar a sua refeição mais saborosa
Guia Culinário 01/11/2018

Mirepoix: o que é e como ele pode deixar a sua refeição mais saborosa

Você já ouviu falar em mirepoix? Esse nome inusitado – que se pronuncia “mirepoá” – se refere a um prato típico da culinária francesa. Nele, é feita uma mistura de vegetais cortados em pequenos cubos para que a refeição fique mais nutritiva e com um sabor a mais, seja ela servida com carnes ou em forma de caldos.

Na receita tradicional, os ingredientes principais são a cenoura, o aipo e a cebola, mas você também pode usar a sua criatividade e acrescentar outros de sua preferência para que ele acompanhe seu gosto e fique ainda mais delicioso. Ficou interessado nesse prato francês? Descubra mais detalhes sobre ele e saiba como acrescentá-lo na sua refeição.

Mistura de ingredientes do mirepoix serve como base para sopas, molhos e caldas e pode deixar a carne com um sabor a mais

Originado na culinária francesa, o mirepoix é nutritivo e ajuda a deixar qualquer comida mais saborosa. Unindo cenoura, aipo e cebola – os três ingredientes indispensáveis na receita tradicional -, ele é rico em vitaminas (incluindo as do complexo B), minerais e antioxidantes. Versátil, ainda pode ser aproveitado em vários pratos! No entanto, em sua função original, serve de base para molhos de variados tipos, caldos e sopas.

Mas não é só nessa função que o prato francês se destaca: por causa do aroma e do gosto característico dos seus ingredientes, o mirepoix também é muito usado para deixar a comida com um toque diferente. Quando a ideia é aproveitá-lo nas carnes, por exemplo, basta acomodar a proteína em cima do mix de legumes para que ela capture um pouco do sabor de todos eles.

Como fazer o mirepoix?

Agora que você já entendeu por que o mirepoix é uma boa opção para a sua refeição, deve estar se perguntando: mas como fazer essa mistura de legumes para acrescentar nas comidas? A boa notícia é que, apesar do nome difícil, esse prato é bem simples de ser preparado!

Não tem mistério:

1. Para começar, você precisa separar os três ingredientes e cortar tudo em pequenos cubos. Na receita original, a cebola sempre aparece em maior quantidade que a cenoura e o aipo – mas você pode fazer ajustes de acordo com a sua preferência e com o prato que será servido;

2. Depois, acrescente um pouquinho de manteiga ou um fio de óleo em uma frigideira, jogue os três ingredientes e refogue até que eles fiquem bem macios;

3. Se desejar dar uma inovada na receita, adicione legumes e verduras de sua preferência;

4. Agora, o procedimento muda de acordo com o que você pretende fazer com o mirepoix. Se a ideia é servir com assados, misture tudo e deixe bem espalhado na assadeira antes de colocar a carne por cima para que ela pegue o sabor dos ingredientes. Mas, se a ideia é servir como caldo, sopa ou molho, adicione água e cozinhe por, aproximadamente, 2 horas. Depois, use apenas essa parte líquida para preparar a refeição.

Dica: use a parte sólida do mirepoix para outros pratos, até mesmo o que você acabou de montar, aproveitando seu aroma e sabor.