Molho pesto: 4 motivos para sempre ter esse ingrediente à mão na sua cozinha
O molho pesto é uma preparação de origem italiana feita tradicionalmente com manjericão. A erva traz inúmeros benefícios para a saúde, como o fortalecimento da imunidade, a redução do estresse e o alívio dos sintomas de gripes e resfriados, para citar apenas alguns exemplos. Fácil de fazer no processador ou liquidificador, o pesto é feito em pilões na região onde foi criado e há quem garanta que essa é a melhor opção de preparo, pois deixa o molho com uma textura única.
Na culinária do dia a dia, não faltam opções diferentes de como fazer molho pesto, trazendo diferentes ingredientes saudáveis e combinações que vão além do macarrão. Veja a seguir 4 fatos que vão te ajudar a incluir essa receita nas refeições, levando sabor e saúde para a mesa.
Pesto de manjericão não é a única opção: conheça outras hortaliças que rendem um bom molho
A receita clássica de pesto genovês utiliza, além de folhas frescas de manjericão, azeite de oliva extra virgem, pinoli italiano (uma semente com sabor semelhante à amêndoa), queijo parmesão, queijo pecorino, alho de Vessálico e sal grosso.
Mas a verdade é que dá para substituir praticamente todos os ingredientes do molho pesto original por versões mais fáceis de serem encontradas e que garantem consistência, sabor, cor e aroma irresistíveis.
O manjericão pode ser substituído por rúcula, couve manteiga ou espinafre orgânico. Ou seja: verduras escuras, que vão garantir tanto a cor característica do molho pesto, quanto os benefícios para a saúde: a ação antioxidante das vitaminas A e C, fibras que regulam o sistema digestivo e minerais que fortalecem os músculos e ossos.
Macarrão ao molho pesto: como preparar?
A receita de molho pesto é bem simples. Junte 1 dente de alho com uma pitada de sal grosso e amasse em um pilão até formar uma pastinha. Adicione 10 gramas de castanhas-do-Pará ou amêndoas, triturando bem. Aos poucos, vá adicionando cerca de 30 gramas de manjericão orgânico fresco ou outra verdura escura de sua preferência enquanto continua a moer. Junte 50 gramas de queijo ralado, como o Grana Padano, e 50 ml de azeite de oliva extra virgem Taeq. Misture bem, incorpore ao macarrão recém cozido e sirva!
Molho pesto simples também pode compor outras receitas, além das massas
O modo mais conhecido de utilizar o molho pesto na cozinha é no acompanhamento de massas. Não tem erro: basta cozinhar o macarrão na água com sal e, depois, misturar o molho, ralar um pedacinho de queijo por cima e servir. Mas o pesto também pode enriquecer muitos outros pratos.
Uma ideia simples para o dia a dia é preparar um molho pesto e servir com tubérculos. Batata inglesa, batata doce e inhame cozidos no vapor apenas com sal podem ser misturados a esse molho verde, ganhando mais sabor e propriedades.
No lanche, o molho pesto pode compor uma deliciosa bruschetta feita com pão integral 12 grãos Taeq. Em cada fatia, espalhe uma camada generosa de pesto, algumas unidades de tomate cereja cortadas ao meio, um fio de azeite e, se desejar, um pouco de queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.
Molho pesto pronto pode ser saudável!
Você sabia que dá para comprar molho pesto pronto para usar sempre que desejar? O Molho Pesto Orgânico Taeq vem prontinho para consumo e não contém corantes artificiais, aromatizantes ou glúten. Seus ingredientes são bem conhecidos: abobrinha italiana, manjericão, óleo de soja, castanha-de-caju, sal, queijo grana padano, queijo parmesão, soro do leite em pó, açúcar, azeite de oliva extravirgem, ácido láctico, alho e goma xantana. Basta mantê-lo refrigerado depois de aberto para consumir o molho pesto várias vezes com toda a praticidade!