Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Molho pesto: 5 receitas para ir além do macarrão
Guia Culinário 06/09/2021

Molho pesto: 5 receitas para ir além do macarrão

De origem italiana – mais especificamente da cidade de Gênova, ao norte da Itália – o molho pesto conquistou o paladar do mundo todo e é uma opção super saborosa para complementar vários pratos. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o molho pesto é muito versátil e não combina apenas com o clássico macarrão. Na verdade, existem várias receitas com molho pesto que provam que o tempero pode ser usado de diferentes formas: com peixes, frangos, pães e até mesmo grãos, como a quinoa.

Os ingredientes originais do molho pesto são manjericão, dentes de alho, nozes ou amêndoas (sem casca), azeite, queijo parmesão ralado, sal e pimenta do reino a gosto – mas os componentes podem ser adaptados de acordo com cada prato e gosto pessoal. O modo de preparo é bem simples: é só misturar tudo no liquidificador ou em um processador. Uma outra opção é comprar o molho pesto já pronto. Vale destacar que, por ter o manjericão como um de seus ingredientes principais, pode-se dizer que o molho pesto é rico nas vitaminas A e C.

Quer saber mais como esse delicioso molho pode ser usado em diferentes pratos gastronômicos sem perder a sua essência? Para fugir do padrão e te guiar na cozinha, separamos algumas receitas com molho pesto que deixam qualquer um com água na boca.

Bruschetta ao molho pesto

Um aperitivo que cai muito bem em reuniões ou ocasiões especiais é a bruschetta, mas sabia que com o molho pesto ela fica ainda mais gostosa? Para a base do seu prato, recomenda-se um pão do tipo baguete cortado em fatias. Depois disso, é só colocar o molho pesto na parte virada para cima, adicionando também os tomates cortados (sem casca e sem semente). Você também pode acrescentar outros recheios de sua preferência, como queijo provolone, mussarela de búfala e azeitonas.

Pizza ao molho pesto

Outro prato tipicamente italiano é a pizza. Então, por que não usar a criatividade para combinar as duas receitas? Com molho pesto, o sabor vai ficar incomparável! Depois que a massa da pizza estiver pronta, é só começar a rechear com molho de tomate, mussarela ralada e, por fim, o molho pesto. Para a combinação ficar ainda mais perfeita, é só cortar pedaços de tomate em cubinhos e jogar por cima antes de pôr no forno.

Abobrinha ao molho pesto

Uma mistura inusitada, mas que dá muito certo é abobrinha grelhada com molho pesto. Para isso, basta cortar a abobrinha em rodelas e depois botá-la para grelhar em uma frigideira com um fio de azeite. Quando estiver bem douradinha, é só retirar e servir com o molho por cima.

Salmão ao molho pesto

As receitas com molho pesto também combinam muito bem com carnes, como peixe. O salmão é uma ótima escolha para testar e saborear os dois elementos. O primeiro passo é retirar toda a pele do peixe e temperá-lo com sal, pimenta do reino branca e limão. É importante deixar marinar por pelo menos uma hora para que o salmão pegue tempero. Em seguida, é só colocar em uma assadeira e deixar por cerca de 40 minutos no forno (ou até dourar). Quando estiver pronto, é só servir o salmão com o molho pesto por cima.

Quinoa ao molho pesto

Alguns grãos combinam muito bem com o molho pesto, como a quinoa. Para fazer um delicioso prato com esses ingredientes, você só precisa cozinhar o grão na água até o líquido secar. Espere esfriar e coloque toda a quinoa em uma travessa. Por cima, coloque o molho pesto e misture delicadamente. Para finalizar, você pode colocar alguns cubinhos de tomate e folhas de manjericão para dar um toque especial e uma aparência mais atraente.