Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Muita retenção de líquido? 4 dicas de alimentação para evitar o problema
Guia Culinário 28/12/2022

Muita retenção de líquido? 4 dicas de alimentação para evitar o problema

O que é retenção de líquido? Mesmo que você não saiba exatamente a teoria, é possível que você já tenha sentido na prática seus efeitos no corpo. Isso porque uma das causas para reter líquido no corpo é o excesso de açúcar e gordura no organismo, que dificultam o processo de digestão e absorção de nutrientes. Resultado: inchaço, ressecamento da pele, dores de cabeça, entre outros desconfortos.

No entanto, se este for o seu caso, é possível diminuir a retenção de líquido com a própria alimentação, optando por ingredientes mais nutritivos e saudáveis que ajudam a eliminar as toxinas acumuladas. Confira as dicas para evitar o problema!

1) A cenoura é antioxidante e auxilia na retenção de líquido

Uma dica de como diminuir a retenção de líquido é incluir cenoura nas suas refeições diárias. Sucos e caldos de cenoura são boas opções para o cardápio e, nesse caso, vale adicionar outros alimentos termogênicos, como gengibre e a canela, para potencializar o efeito.

O legume é antioxidante e tem poder diurético por conta de seus minerais, como silício e potássio. Além disso, a cenoura também é fonte de vitamina A, que faz muito bem para a hidratação da pele.

2) Como diminuir a retenção de líquido: receitas com berinjela evitam o inchaço do corpo

Sabe também o que é bom para retenção de líquido? Berinjela! Ela é rica em vitaminas, fibras e minerais e, assim como a cenoura, também tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento das células e garantindo o bom funcionamento do organismo.

Outro benefício da berinjela é que a água extraída do alimento também ajuda com a retenção de líquido e estimula a produção de urina. Por isso, as receitas com berinjela são aliadas para diminuir os inchaços e desconfortos no corpo.

3) O que é bom para retenção de líquido: pepino tem bastante água em sua composição

Por falar em água, o pepino é bem conhecido pelo seu alto poder de hidratação. Você sabia que 96% da sua composição é água? Por isso, não deixe de consumir o alimento para limpar as toxinas do organismo, porque ele é altamente diurético e ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico.

O pepino é muito versátil e você pode usá-lo nas suas receitas de salada, por exemplo. Outra opção é incluí-lo no seu suco detox, para repor os nutrientes e diminuir a retenção de líquido. Além disso, você pode usá-lo em molhos e snacks saudáveis.

4) Suco de maçã: aposte na bebida para aliviar a retenção de líquido

O suco de maçã tem a função de desintoxicar as inflamações do corpo e, por isso, é uma boa pedida para quem está sofrendo com a retenção de líquido. Além de ser fácil de preparar, a maçã é rica em potássio, fósforo, vitamina A, B9, E e K.

Outra vantagem é que o suco de maçã também é delicioso por si só, mas, se você curte misturar sabores, a versão com limão fica muito refrescante e nutritiva. Você também pode usá-lo em outras combinações na sua dieta detox.