Nada de excesso! 5 alimentos saudáveis que você não deve comer demais
Muita gente pensa que só porque uma comida é saudável está liberado comer em excesso. No entanto, além de moderação nunca ser demais, existem alguns alimentos que precisam de uma atenção extra para que não acabem fazendo mal para o nosso organismo. Quer saber quais são eles para não errar na hora de montar seu cardápio? Confira nossa lista!
1. Sementes podem causar obstrução intestinal
Chia, linhaça e outras sementes são muito indicadas para quem quer seguir uma alimentação saudável por entregarem inúmeros benefícios para a saúde – como, por exemplo, prevenção ao câncer e ao envelhecimento precoce por serem ricas em antioxidantes e aumento da sensação de saciedade e bom funcionamento do intestino pela presença de fibras. No entanto, em excesso, podem causar gases e até obstrução intestinal – principalmente se o corpo não estiver devidamente hidratado.
2. Açaí é altamente calórico
O açaí é um dos alimentos mais indicados para quem precisa de energia – como atletas, por exemplo. E não para por aí: além disso, ele tem minerais como ferro e fósforo em sua composição, faz bem para o coração por ter uma substância conhecida como antocianina, fortalece o sistema imunológico e ainda evita o câncer por ter ação antioxidante. Mas, mesmo com todos esses benefícios, ele deve ser consumido com moderação por ser rico em gorduras e altamente calórico.
3. Amendoim pode gerar problemas respiratórios
Você certamente já ouviu falar nos benefícios do amendoim: ele tem antioxidantes, concentra gorduras saudáveis e ainda fortalece os músculos. Mas você sabia que ele deve ser consumido com moderação? Isso porque, além de ser altamente calórico, ele pode causar dor no estômago e até problemas respiratórios em excesso.
4. Espinafre, em excesso, pode causar cálculos renais
Não é à toa que o espinafre é considerado um superalimento: ele melhora a saúde dos olhos por ser rico em vitamina A, fortalece a imunidade pela presença da vitamina C, evita problemas cardiovasculares e ainda é aliado contra o Alzheimer por contar com a ação da vitamina K. Mas, por ter uma substância chamada de oxalato em sua composição, pode aumentar o risco de cálculos renais se for consumido sem moderação.
5. Queijo aumenta a pressão pelo excesso de sódio
Por ser versátil e uma delícia, o queijo aparece em vários tipos diferentes de pratos – e ainda entrega vantagens para a saúde. Dá mais energia para o corpo por ser rico em proteínas, melhora a visão pela presença da vitamina A e ainda fortalece ossos e dentes por contar com uma boa quantidade de cálcio em sua composição. No entanto, a moderação é necessária: primeiramente por se tratar de um alimento calórico, e depois porque algumas versões apresentam excesso de sódio – que tem entre seus malefícios o aumento da pressão.