Nhoque saudável: Beterraba, batata doce e baroa… Veja como substituir a massa
Para quem ama massas, um bom prato de nhoque é de comer com os olhos! Por isso, para manter nossa dieta equilibrada, atendendo todas as demandas nutricionais, a gastronomia fit inovou novas versões, criando opções mais naturais para substituir a tradicional receita. São nhoques de legumes, e demais vegetais, feitos, por exemplo, com beterraba, batata doce, abóbora, etc, que deixam qualquer prato mais colorido, saboroso e saudável.
O nhoque é um prato tão clássico e particular, que ele até possui, mensalmente, uma data própria de comemoração: todo dia 29 é celebrado o “nhoque da fortuna”, tradição da culinária italiana, onde se coloca uma nota de dinheiro embaixo do prato para trazer boa sorte e riqueza. Mas, toda essa história não impede novas versões e adaptações. Segundo a nutricionista Bianca Sermarini, é possível trocar a massa por alguns vegetais, sem perder os aspectos de textura e sabor. Ela indica, como melhores opções, a beterraba, as batatas doce (roxa ou branca) e baroa, que ajudam no ponto do nhoque e ainda trazem benefícios para a saúde:
“A batata doce é uma opção rica em betacaroteno, ferro, fibras e cálcio, regula o intestino e controla o colesterol. Tem possui baixo índice glicêmico, ou seja, demora mais para se transformar em açúcar no sangue. Já a mandioquinha ou batata baroa, tem cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, betacaroteno, vitaminas C e do complexo B, ajudando a fortalecer ossos e dentes”, explica a nutricionista, destacando os benefícios da beterraba, que também é uma ótima opção para preparar o nhoque:
“A beterraba, com apenas 38 calorias a cada 100 gramas, esta raiz tuberosa é rica em proteínas, nitratos e fibras. Essas fibras são do tipo pectina, que formam uma espécie de gel no estômago, que tem a função de ajudar na eliminação de toxinas e moléculas de gordura, o que lhe garante propriedades detox e de controle do peso”, completa a profissional.
Receita de nhoque de batata baroa para sua alimentação
Ingredientes (para a massa):
– 600g de batata baroa cozida e espremida
– 1 xícara de farinha de arroz
– 1 colher de chá de sal
– 1 gema
Para o molho:
– 3 dentes de alho amassados
– 1 cebola picada
– 1kg de tomates maduros
– ¼ de xícara de vinho tinto
– 3 colheres de sopa de azeite
– Sal, orégano, pimenta-do-reino, salsinha e manjericão à gosto
– Queijo parmesão de queijo curado ralado para servir
Modo de Preparo:
Para o nhoque: Numa tigela média, coloque a batata baroa, a gema, a farinha de arroz e o sal. Misture tudo até que a massa esteja homogênea. Numa superfície plana, despeje a farinha de arroz. Enrole a massa em tiras compridas. Com a ajuda de uma faca, corte em pedaços de nhoque e reserve. Numa panela grande, coloque água para ferver. Quando ela estiver fervendo, ponha os pedaços de nhoque aos poucos. À medida que eles forem subindo, retire-os com uma escumadeira. Sirva com o molho por cima e finalize com manjericão e queijo ralado se preferir.
Para o molho: Corte os tomates grosseiramente e bata no liquidificador até que fique uma suco homogêneo. Refogue a cebola e o alho com azeite na panela. Junte o molho de tomate, o sal, o orégano e a pimenta-do-reino ao refogado e deixe ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos. Acrescente salsinha, vinho tinto e manjericão. Cozinhe por mais 10 minutos antes de servir sobre a massa.
Consumo: Quais os cuidados necessários?
Bianca Sermarini alerta: “No caso dos diabéticos, os alimentos mais prejudiciais são aqueles com carga e índice glicêmico altos, pois eles elevam a quantidade de glicose no sangue e as células não darão conta de absorvê-la, podendo gerar inúmeras consequências para o paciente. Por isso é importante saber que a orientação de um nutricionista é fundamental para a elaboração de uma dieta adequada para cada caso”, finaliza a nutricionista.