Gastronomia fit: 7 benefícios imediatos dessa alimentação voltada para a saúde
Já ouviu falar em gastronomia fit? É cada vez mais comum escutarmos esse termo entre as pessoas, afinal, a procura por uma alimentação mais equilibrada vem ganhando um grande espaço entre os brasileiros, que buscam melhorar os hábitos alimentares de maneira correta e natural. Veja os benefícios de começarmos a aderir imediatamente esse novo conceito gastronômico!
A nova modalidade gastronômica, também chamada de gastronomia saudável, é uma maneira de transformar receitas com produtos funcionais e mais saudáveis, que proporcionam diversos benefícios à saúde, sem, claro, alterar o paladar. Segundo a nutricionista Luciana Fiorese é possível manter uma alimentação equilibrada e saborosa usando a criatividade:
“O grande objetivo da gastronomia fit é eliminar a ideia de que optar por uma alimentação saudável é abrir mão do sabor, afinal, é possível manter uma alimentação saudável e saborosa, usando a criatividade e escolhendo corretamente os ingredientes. Uma alimentação equilibrada é um conjunto que reúne a escolha dos ingredientes e utensílios, passando pelo preparo e armazenamento. Todos esses fatores fazem parte de uma boa alimentação. Mas tudo tem que partir do princípio do equilíbrio e consultar sua nutricionista para melhor “sincronia” dos alimentos e das preparações!”, destaca a profissional que separou os principais benefícios de seguir a gastronomia fit. Veja!
7 benefícios da Gastronomia Fit para a nossa alimentação
1 – A diminuição e manutenção do peso: Quando optamos por uma alimentação saudável, reduzimos a quantidade de gorduras ingeridas, proporcionando assim a manutenção do peso e conquistando assim o bem-estar do nosso organismo.
2 – Diminuição de doenças ligadas a má alimentação: É comum e faz todo sentido aliarmos a nossa saúde com o que ingerimos, isso acontece porque todo alimento consumido é acompanhado de uma série de nutrientes necessários para as nossas funções vitais. Essas substâncias beneficiam desde a saúde da nossa pele à melhora das nossas funções cognitivas, por exemplo.
3 – Consumo de produtos de melhor qualidade: A gastronomia fit consiste em substituir alguns dos ingredientes do nosso dia a dia, ou apenas acrescentá-los. Nesse caso, optamos, pelos alimentos integrais, ôrganicos e vegetais, que são mais benéficos à nossa saúde. Quinua, linhaça, chia, farinhas e arroz integrais são bons exemplos desses ingredientes.
4 – Melhora do humor: Uma alimentação equilibrada está diretamente ligada ao nosso sistema emocional. Alguns alimentos como chocolate, linhaça, vegetais verde-escuros (couve, espinafre, brócolis), tomate e salmão contribuem para a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e sono, proporcionando bem-estar ao indivíduo.
5 – Equilíbrio hormonal: A alteração hormonal acarreta instabilidades no nosso cotidiano e uma alimentação saudável irá contribuir para a regulação desses elementos químicos no organismo. Linhaça, alho, brócolis, couve-flor, repolho, grão-de-bico, feijões e lentilhas são alguns dos alimentos inclusos na gastronomia fit que irão contribuir para o equilíbrio hormonal.
6 – Longevidade: Uma boa alimentação é fundamental para a qualidade de vida. Isso acontece porque, além de ingerirmos alimentos que retardam o envelhecimento das células, uma refeição com nutrientes equilibrados irá prevenir as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, por exemplo.
7 – Maior disposição: Ao nos alimentarmos corretamente, nosso organismo responde melhor aos estímulos do nosso cérebro, proporcionando assim uma melhor disposição para realizarmos as nossas atividades diárias.