O que é agave? Saiba seus benefícios e melhores formas de consumi-lo
De origem mexicana, o agave é uma planta do tipo suculenta muito usada como adoçante e erva medicinal (para tratar problemas de digestão e possíveis lesões, por exemplo). Ela funciona como substituta saudável do açúcar refinado, pois contém um néctar docinho que pode ser usado em diferentes receitas. Quer aprender mais sobre o agave e seus benefícios? Nós preparamos uma matéria falando tudo sobre essa planta medicinal. Confira!
Agave é fonte de probióticos, contribuindo para a digestão
Os probióticos, para quem não sabe, são bactérias benéficas que contribuem para o funcionamento do intestino e facilitam a digestão. A boa notícia é que o agave, planta medicinal mexicana, é rico nessas substâncias e, por isso, é ótimo para manter a saúde do trato digestório. Por isso, a nossa dica é tentar usar a planta no dia a dia como adoçante.
Planta é rica em cálcio e ferro, minerais importantes para o metabolismo e saúde dos ossos
Você sabia que o agave tem alto teor de cálcio e ferro? Esses minerais são tidos como indispensáveis para o organismo, pois garantem o bom funcionamento do metabolismo. O ferro, em especial, é o responsável pelo transporte de oxigênio entre as células. Já o cálcio é importante para a formação dos ossos e dentes, além de regular o processo de coagulação.
Agave fornece fibras, que ajudam a regular o colesterol e o açúcar no sangue
Quer uma alternativa mais saudável para adoçar bebidas e diferentes receitas no dia a dia? O agave é uma opção 100% natural e pode auxiliar na dieta de diabéticos do tipo 2. Ele é fonte de fibras, nutrientes que contribuem para a digestão, garantem saciedade e, ao mesmo tempo, ajudam a regular o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.
É rico em antioxidantes e atua como anti-inflamatório
Por ter um alto teor de flavonoides (substâncias antioxidantes), o agave ajuda a fortalecer a imunidade, faz bem para a saúde da pele e atua como anti-inflamatório natural. Não é à toa que o néctar da planta é usado muitas vezes para tratar feridas, queimaduras e picadas de inseto – afinal, tem propriedades que amenizam dores e possíveis inflamações.
Obs.: É importante destacar que nem sempre é indicado recorrer ao agave para curar machucados. É possível, por exemplo, que a planta cause alergias na pele. Portanto, a nossa dica é sempre consultar um médico para seguir o tratamento adequado.
Como usar o agave no dia a dia?
Em vez de usar o açúcar refinado – que é pobre em nutrientes e maléfico à saúde – a nossa sugestão é justamente recorrer a ingredientes naturais, como o agave. O néctar extraído do interior da suculenta é bem doce e pode ser usado para diferentes finalidades: adoçar sucos, cafés, smoothies, drinks ou até mesmo receitas de bolos, mousses e outras sobremesas. Vale destacar que a calda de agave (que é feita a partir do néctar da planta) é mais doce que o mel e deve ser usada de forma moderada.