O que é antocianina? Saiba tudo sobre esse corante natural presente em alimentos
Você sabe qual é a característica comum entre frutas como morango, cereja, amora e mirtilo? Uma substância chamada antocianina! Ela é a grande responsável pela pigmentação roxo-avermelhada desses alimentos conhecidos como “red berries” e de outras plantas e flores com tons similares. Mas além de ser o corante natural das frutas vermelhas, a antocianina tem ação antioxidante quando ingerida pelo nosso organismo e reúne uma série de benefícios para a saúde. Dá uma olhada!
Antocianina previne o envelhecimento precoce da pele
Se você costuma buscar por alimentos que deixam a pele bonita, a presença de antocianina é um fator que você deve levar em consideração! Afinal, a substância ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele através de nutrientes que ajudam a renovar as células da epiderme. Além disso, ainda deixa cabelos e unhas saudáveis!
Substância ajuda a combater os radicais livres
Assim como outros pigmentos antioxidantes, a antocianina é capaz de inibir a atuação de moléculas produzidas pelas nossas células durante o processo de queima do oxigênio. Conhecidas como radicais livres, essas moléculas são extremamente instáveis e nocivas para a nossa saúde (principalmente quanto estão em excesso no organismo). Em casos mais extremos, elas podem fazer o seu corpo desenvolver doenças sérias, como AVC, Alzheimer e diferentes tipos de câncer e, por isso, é muito importante ter uma alimentação rica em substâncias que possam combatê-las!
Antocianina também faz bem para a memória
A antocianina é uma substância valiosa para quem deseja manter a mente ativa e funcional! Se você já ouviu dizer que as frutas vermelhas melhoram a memória, saiba que é por causa disso! Além disso, a substância também melhora o desenvolvimento de atividades simples do nosso dia a dia – como atenção, percepção e linguagem – e ainda contribui para a nossa concentração.
Maçã, jabuticaba e açaí são outros alimentos ricos em antocianina
Além de morangos, cerejas, amoras e mirtilos, outros alimentos também são fontes de antocianina. O açaí, por exemplo, é rico em fibras, vitaminas C e E e em generosas quantidades do antioxidante. Uva, jabuticaba, cereja, maçã, acerola, groselha e todas as “berries” (gojiberry, cranberry e blueberry) são outros exemplos de alimentos ricos em antocianina.