O que é bom para azia? 5 alimentos que ajudam a combater a queimação
Saber o que é bom para azia é uma vantagem para melhorar o desconforto causado por ela com rapidez. A sensação de queimação na garganta é causada por um refluxo do ácido gástrico, que volta do estômago para o esôfago e não é impedido pela válvula que separa os dois componentes do sistema digestivo. Para melhorar esse quadro, muita gente usa medicamentos antiácidos. Mas se você quer saber como aliviar azia de forma natural – e mais saudável -, existem alimentos que podem ajudar. Conheça alguns deles aqui!
O que é bom para azia: maçã é uma das principais opções naturais
Comer uma maçã é uma solução simples de como aliviar azia. A quantidade de fibras que a fruta contém potencializa o processo da digestão e “empurra” o ácido gástrico do esôfago de volta para o estômago. Entre outros benefícios da maçã, ela também tem ação cicatrizante e isso alivia a queimação. Mas atenção: neste momento, priorize as maçãs vermelhas, já que as verdes são mais ácidas.
A couve verde crua é conhecida por aliviar o estômago
Entre suas muitas vantagens, a couve verde também pode agir como um remédio para azia, já que otimiza o funcionamento do sistema digestório. Isso acontece porque, assim como a maçã, ela é rica em fibras. Para o melhor efeito, é bom que ela seja consumida crua. Em um suco, por exemplo, ela pode ser combinada com a maçã e bastante gelo para ajudar no alívio imediato da queimação.
Comer uma banana também pode ser a resposta para como aliviar azia
Uma boa opção do que é bom para azia é a banana. Ao contrário de outras frutas, ela não é ácida e, além disso, tem em sua composição um flavonóide chamado leucocianidina. No processo da digestão, ele neutraliza a acidez e, por isso, garante o alívio da azia com rapidez. Mas atenção: a banana deve estar madura para que o resultado seja alcançado.
A aveia também pode ser considerada um remédio para azia
Assim como outras opções da lista, a aveia é um alimento rico em fibras – o que, por si só, já ajuda no combate à azia. Além disso, ela também não causa refluxo e não agride o estômago que já está “irritado”. Outra vantagem é a sensação de saciedade que a aveia garante: isso evita que você sinta fome e vontade de comer outras coisas enquanto ainda está com o estômago sensível.
O chá de gengibre também é uma boa aposta para aliviar azia
O gengibre aparece constantemente em chás medicinais e também pode ser usado para a melhora da azia. O gengibre é rico em diferentes nutrientes benéficos para o organismo e, na digestão, atua diminuindo as contrações do estômago que são responsáveis pelo refluxo. Por isso, o chá de gengibre pode ajudar a acabar com a azia com facilidade.
Como evitar a azia?
Ainda que, normalmente, não seja algo grave, a azia pode acontecer por causa do estresse ou ser sintoma de doenças como a gastrite. Por isso, se ela se tornar frequente, é necessário buscar ajuda médica. Em casos esporádicos, porém, a azia é consequência do consumo de alimentos gordurosos, apimentados, ácidos, cítricos ou industrializados, por exemplo. Além disso, também é recomendado não deitar ou dormir logo depois das refeições, não ingerir líquidos junto da comida e não comer com pressa – mastigue bem e devagar.