
O que é gastrite nervosa e quais alimentos ajudam a aliviá-la
Você já parou para pensar que as suas emoções podem afetar o seu organismo? A princípio isso pode soar um pouco estranho, mas é verdade! Gastrite nervosa, por exemplo, é o nome dado à sensação de desconforto estomacal causada por quadros de estresse, ansiedade e nervosismo excessivos. Mas a boa notícia é que com uma pequena mudança de hábitos alimentares e com a ajuda de alguns alimentos específicos para melhorar a digestão, os sintomas dessa gastrite podem ser controlados. Conheça alguns deles!
1. Suco de babosa é um anti-inflamatório poderoso
A babosa é uma das plantas medicinais que podem ajudar a cicatrizar as feridas no estômago causadas pela gastrite nervosa. Conhecida também como aloe vera (seu nome científico), a babosa possui um poderoso gel dentro de suas folhas que, se utilizado para preparar o suco natural de babosa, pode atuar como um excelente cicatrizante e anti-inflamatório dentro do organismo.
2. Chás ajudam a aliviar a dor
Quando se trata de manter o organismo equilibrado e aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, os chás são especialidade no assunto. No caso da gastrite nervosa, os chás de melissa, erva-doce e camomila são os principais protagonistas – eles agem como coadjuvantes no tratamento se consumidos junto com os outros alimentos.
3. Salmão e carnes com pouca gordura
As proteínas também podem fazer parte dos alimentos que ajudam a combater os desconfortos da gastrite nervosa. A única recomendação é de que se consuma carnes com pouquíssima gordura, de preferência carnes brancas, como frangos e peixes, e ainda assim os menos gordurosos dessa lista, como a carne de salmão e a de tilápia.
4. Ovo é rico em zinco
O ovo é uma das principais fontes de proteínas e nutrientes essenciais para o nosso organismo. Por ser rico em zinco, ele ajuda a reconstruir a parede do estômago e age diretamente nos sintomas da gastrite nervosa. Para aproveitar os seus benefícios e tratar o problema da maneira certa, o ideal é consumi-lo cozido ou preparado na água quente (ovo poché).
5. Carboidratos integrais reduzem os níveis de ácido clorídrico
Ter uma dieta rica em pães e outros carboidratos compostos por ingredientes integrais – durante a crise de gastrite nervosa – é a melhor forma de ajudar a reduzir os níveis de ácido clorídrico. Ele é responsável por gerar o processo inflamatório (conhecido como gastrite) e toda a gastura provocada na mucosa do estômago.
6. Gelatina dificulta a absorção de gorduras no estômago e no intestino
A gelatina é mais um ingrediente que ajuda no combate a gastrite nervosa. Sua principal ajuda é dificultar a absorção de gorduras no estômago e no intestino, contribuindo para amenizar a inflamação. Para isso, tente evitar as gelatinas mais cítricas como gelatina de limão, tangerina e uva, e dê preferências para as opções sem açúcar – isso também ajuda a aplacar os sintomas da gastrite.