O que é sulforafano e quais os alimentos ricos nessa substância
Incluir antioxidantes na dieta é fundamental para a saúde do corpo, sabia? Mas, além das substâncias mais famosas (como o betacaroteno e o licopeno – pigmentos antioxidantes), existem outras que poucas pessoas conhecem. O sulforafano, em especial, é um composto antioxidante que traz vários benefícios para o organismo. Quer aprender mais sobre ele? Nós preparamos uma matéria falando mais sobre os benefícios do sulforafano e os alimentos fontes dessa substância. Confira!
Sulforafano atua como antioxidante e faz bem para o coração
O sulforafano é considerado um dos antioxidantes mais poderosos e benéficos para o organismo. Além de inibir a ação dos radicais livres – combatendo o envelhecimento das células – ele ajuda a proteger o sistema circulatório.
De acordo com um estudo realizado na Universidade de Warwick, na Inglaterra, o sulforafano ajuda a produzir enzimas que protegem os vasos e as artérias do corpo. Ele ajuda, em especial, a reduzir possíveis danos causados pelo excesso de açúcar. Por isso, ele é muito indicado para a alimentação de diabéticos, pois previne problemas de circulação sanguínea associados a doenças. Interessante, né?
Obs.: Por ter uma forte ação antioxidante, o sulforafano vem sendo considerado um dos compostos mais promissores para o tratamento/ prevenção do câncer. Muitos pesquisadores, inclusive, vêm estudando as propriedades detox e anticâncer do sulforafano.
Substância ajuda a queimar calorias e a desintoxicar o organismo
Outro ponto positivo do sulforafano é que, por ter ação antioxidante, ele ajuda a desintoxicar o organismo. Isso porque ele estimula a produção de enzimas que ajudam a eliminar as toxinas e do organismo. Ao mesmo tempo, ele também fortalece o sistema imunológico e contribui para a queima de calorias, sendo indicado para quem precisa perder peso.
Vegetais verde-escuros crus, como o brócolis, funcionam como principais fontes de sulforafano
Para consumir sulforafano, a principal dica é recorrer aos vegetais – em especial, ao broto de brócolis, que é o principal alimento fonte dessa substância. Para quem não conhece, o broto de brócolis é conhecido justamente por ter uma grande concentração de vitamina C e antioxidantes, sendo indicado para desintoxicar e fortalecer o organismo. O brócolis em si também é fonte de sulforafano e outras substâncias antioxidantes, bem como de fibras, minerais e outros nutrientes importantes.
Vale destacar, no entanto, que para garantir um consumo elevado de sulforafano, o mais indicado é comer os vegetais ainda crus. Estima-se que o brócolis cru, por exemplo, tenha uma concentração de sulforafano até 10 vezes maior que o vegetal cozido. Além disso, existem outros alimentos (em especial, vegetais verde-escuros) que têm alto teor desse antioxidante e devem fazer parte da sua dieta: couve, couve-flor, repolho, agrião e rúcula. Ou seja, para consumir sulforafano no dia a dia, o ideal é incluir todos esses vegetais na rotina de alimentação.