Óleo de coco x azeite: qual o óleo mais saudável?
Entre óleo de coco e azeite, qual você prefere? É possível que você já tenha se perguntado qual o óleo mais saudável, pois essa questão é bem comum para quem cozinha. Afinal, existem diferentes tipos de óleos vegetais à disposição no mercado, os quais podem ser usados para diversas preparações no dia-a-dia. Mas como saber qual usar?
Apesar de serem gorduras, o óleo de coco e o azeite podem apresentar benefícios para o organismo se utilizados corretamente. Para encerrar todas as dúvidas sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel a fim de compreender qual óleo mais saudável e a melhor forma de aproveitar os benefícios dos óleos vegetais na alimentação. Dá uma olhada!
Óleo de coco x azeite: saiba mais sobre óleos vegetais
Existem diferentes tipos de óleos vegetais nas prateleiras dos mercados e é bem provável que você tenha pelo menos dois exemplos deles em casa também, como o azeite de oliva extravirgem e o óleo de coco. Cristiane afirma que os dois óleos possuem gorduras mono e poli-insaturadas e vitaminas A e E. Outra semelhança entre os produtos é que ambos possuem ações anti-inflamatórias e antioxidantes, ótimas para o sistema imune. Muito interessante, não é?
Mas e as diferenças? A nutricionista destaca que o azeite de oliva possui ômega 3, 6 e 9, que aumentam ainda mais a imunidade e promovem saúde para o sistema nervoso. “Já o óleo de coco possui ácido láurico, que é um ácido graxo de cadeia média que ajuda a elevar o HDL (“colesterol bom”), reduzir triglicérides, além de possuir ação antifúngica”, explica a profissional.
Qual óleo mais saudável? Entenda como usá-los
Segundo Cristiane, os dois são considerados opções saudáveis para o organismo. Entretanto, ambos devem ser usados de maneira correta e em quantidades adequadas no dia-a-dia. A especialista sugere a orientação nutricional individual para que o uso dos ingredientes seja receitado de acordo com cada caso em específico para evitar consumo exagerado. É sempre bom consultar um nutricionista para entender o que é melhor para o seu organismo!
Tipos de óleos vegetais: acerte nos preparos com óleo de coco e azeite
É fundamental saber em quais preparos os óleos vegetais devem ser utilizados, certo? Cristiane indica que o azeite de oliva extravirgem seja usado para preferencialmente para incrementar saladas, legumes cozidos, temperos de peixes e até mesmo em sopas prontas. “Além de ser um tempero muito gostoso, enriquece nutricionalmente os alimentos”, reforça.
O óleo de coco não é tão boa opção de tempero como o azeite. Por isso, o melhor é usá-lo no preparo de alimentos no fogo ou receitas que exigem gordura. Outros óleos vegetais também podem ser usados nesses casos, como o óleo de milho, de flor de algodão, de girassol ou de abacate. Lembre-se de variar sempre!
Qual o óleo mais saudável para cozinhar? Aposte em óleo de coco para cocção
Na hora de cozinhar, é bom entender as melhores opções para cada tipo de preparo. De acordo com Cristiane, o azeite possui o ponto de fusão muito baixo, o que faz com que o aquecimento do alimento produza fumaça quando aquecido e oxide. Assim, o óleo não é mais indicado para consumo.
Já o óleo de coco possui o ponto de fusão mais alto e tolera temperaturas elevadas sem oxidar. Portanto, é melhor opção que o azeite de oliva extravirgem comum. “O azeite de oliva extravirgem deve ser utilizado em temperatura ambiente ou colocado no alimento após o seu preparo”, diz a nutricionista.
Há também outra opção! Cristiane finaliza observando que existem azeites apropriados para cocção, que possuem a rotulagem vermelha e com aviso para este fim. Somente nesses casos, é possível usar o azeite em preparos no fogo. Não tem mais como errar!