Os alimentos que melhoram a saúde da mulher e promovem maior bem-estar
Não há momento melhor para falar da saúde feminina do que no mês da mulher. Afinal, embora no 8 de março seja celebrado o Dia Internacional da Mulher, a comemoração se estende durante os outros 30 dias. E já que o nosso objetivo é promover bem-estar, separamos alguns alimentos que são benéficos para a saúde delas como um todo. Afinal, se cuidar é importante sempre, e a alimentação é o primeiro passo para começar a viver melhor.
Lentilha ajuda a aliviar os sintomas da TPM
A famosa tensão pré-menstrual (vulgo, TPM) não é nada agradável. Cada mulher a sente de um jeito, com algumas não sentindo muita diferença em suas vidas enquanto outras ficam mais sensíveis ou mesmo irritadiças. E se você pensa logo em se afundar no chocolate nesse período, saiba que talvez a resposta esteja na lentilha! Isso porque a leguminosa é rica em lignanas, uma substância que atua de forma parecida aos hormônios relacionados ao orgasmo feminino. Com isso, reduzem o estresse, muito comum na TPM.
Vegetais verde-escuros melhoram a circulação sanguínea
O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, além de fortalecer o sistema imunológico também é melhora a circulação sanguínea. E no que diz respeito às mulheres, isso é muito importante, já que evita problemas de coagulação na menstruação. Outro fator importante é que, durante a perda de sangue, os níveis de ferro e cálcio também são reduzidos. Por isso, é importante consumir alimentos nos quais esses minerais estejam presentes. É o caso de vegetais verde-escuros, que além de possuírem ácido fólico, cálcio e ferro ainda são fonte de vitamina C, que ajuda da absorção desse segundo mineral no organismo.
Romã evita o câncer de mama
Você sabia que a romã ajuda a evitar o câncer de mama? Isso porque suas propriedades inibem a ação de uma enzima chamada aromatase, que por sua vez produz estrogênio. Caso não tenha entendido a relação, saiba que um dos fatores que gera esse tipo de câncer é o desequilíbrio hormonal, especialmente no que diz respeito aos níveis de progesterona e estrogênio. O primeiro hormônio ativa um gene que inibe o crescimento de tumores, enquanto o segundo ativa outro que o estimula, por aumentar a produção celular. Logo, se um está em quantidade baixa e outro em valores elevados, as chances de desenvolver um câncer de mama apenas aumentam. Por isso, ao impedir a grande produção de estrogênio a romã ajuda a evitar o surgimento da doença.
Chá de folha de mamão faz bem para o útero
Muita gente diz que mamão faz bem para o útero, mas na verdade quem merece destaque de fato são as suas folhas. Isso porque estudos comprovam que o seu chá possui um forte efeito anticancerígeno, evitando não apenas o câncer de mama como também o de colo de útero.
Inhame alivia sintomas da menopausa e aumenta a fertilidade
Para mulheres que já estão sofrendo com os sintomas da menopausa a alimentação também pode ser de grande ajuda. E nesse quesito um dos alimentos que mais se destaca é o inhame. Rico em vitaminas, ele reduz as conhecidas ondas de calor, uma das características mais desconfortáveis da menopausa.
Outro fator interessante relacionado ao inhame é que ele é um dos alimentos indicados a mulheres que querem engravidar. Isso porque suas propriedades acabam atuando na produção de hormônios femininos, como o estradiol e a progesterona. Com isso, pode sim aumentar a fertilidade das mulheres.