Os benefícios da alfavaca, planta usada no preparo de chás
Aprender novas receitas de sucos e chás detox nunca é demais, não é mesmo? A alfavaca (também chamada de manjericão-de-folha-larga, alfavaca-cravo ou basílico), por exemplo, é uma planta medicinal bem aromática e saborosa – indicada para o preparo de bebidas desintoxicantes e como tempero para massas, molhos e risotos. Para que você se anime a incluir mais ervas medicinais na sua dieta, nós preparamos uma matéria falando sobre os usos e benefícios dessa plantinha. Vale a pena conferir!
Benefícios da alfavaca: planta é rica em antioxidantes, vitaminas A, C, do complexo B, ômega 3 e minerais
Além de ser uma erva bem aromática – indicada para temperar massas e molhos – a alfavaca também se destaca por ser fonte de vários nutrientes importantes, como substâncias antioxidantes, vitaminas A, C e do complexo B, que fortalecem os sistemas imunológico, nervoso e cardiovascular.
Além disso, a alfavaca é rica em ômega 3 (ácido graxo importante para a saúde do coração) e em minerais como fósforo, cálcio, ferro, magnésio e cobre, que auxiliam no funcionamento do corpo como um todo. Por isso, muitos nutricionistas recomendam o uso dessa erva no preparo de comidas e bebidas no dia a dia.
Alfavaca-cravo tem aroma relaxante, ajudando a combater estresse e insônia
Você sabia que a alfavaca-cravo pode atuar como grande aliada no combate ao estresse e insônia? Isso porque a erva tem uma fragrância bem agradável, sendo muito usada na prática de aromaterapia. Ao consumir o chá de alfavaca-cravo no dia a dia, você consegue manter a mente mais calma, relaxada e chamar o sono com mais facilidade. Interessante, né?
Chá de alfavaca tem propriedades detox e anti-inflamatórias
Quando se trata de fazer bebidas desintoxicantes, o manjericão-de-folha-larga é sempre uma boa escolha! O chá de alfavaca, para quem não conhece, tem propriedades detox e anti-inflamatórias (graças à presença de flavonoides) e, portanto, é ótimo para eliminar as toxinas, combater focos de inflamação e fortalecer o sistema de defesa do corpo.
Bebida tem ação expectorante, ajuda a amenizar a tosse e a dor de garganta
Para tratar sintomas de gripes e resfriados, como tosse e dor de garganta, o chá de alfavaca também pode ajudar bastante. Isso porque ele tem propriedades expectorantes (ajuda a eliminar mucos e secreções pela via respiratória) e substâncias anti-inflamatórias que ajudam a amenizar possíveis desconfortos da doença. Uma boa dica é incluir outras ervas, frutas ou especiarias (como limão e gengibre) para tornar o chá ainda mais nutritivo e aumentar a imunidade. Fica a dica!
Como fazer chá de alfavaca?
Assim como a maioria dos chás, o de alfavaca é bem simples de fazer e também pode ser incrementado com gengibre para que fique mais saboroso. Uma boa dica é prepará-lo mais à noite para chamar o sono e evitar a insônia.
Ingredientes
– 1 colher de sopa cheia de folhas de alfavaca
– 300 ml de água
– 1 pedaço pequeno de gengibre (opcional)
Para preparar, comece fervendo a água em uma leiteira e, quando começar a borbulhar, acrescente as folhas de alfavaca e o pedaço de gengibre (opcional). Deixe em infusão por 5 minutos, coe a bebida e prontinho!