Os benefícios do araticum-do-brejo, fruta comestível com ótimas propriedades
Muito encontrado em terrenos alagadiços, próximos a mangues, pântanos e lagoas, o araticum-do-brejo é uma planta cultivada em todo o Brasil que fornece frutas comestíveis de mesmo nome. Rico em fibras, minerais e vitaminas importantes, esse alimento pode agregar bastante à alimentação – seja consumido in natura ou utilizado no preparo de sucos, por exemplo. Quer saber mais sobre os benefícios do araticum-do-brejo e seus possíveis usos? É só continuar lendo!
Araticum-do-brejo é rico em fibras alimentares
De casca verde-amarelada, polpa alaranjada fibrosa, suculenta e sabor levemente adocicado, o araticum-do-brejo é uma fruta bastante indicada para incorporar receitas de sucos naturais. Seu grande diferencial é fornecer fibras alimentares – nutrientes que garantem saciedade, auxiliam no processo de digestão, contribuem para o controle do colesterol e do índice glicêmico. Uma boa dica, inclusive, é incluir essa fruta em receitas de café da manhã.
É fonte de vitaminas A, C e antioxidantes que fortalecem a imunidade
Além de ter um alto teor de fibras, o araticum-do-brejo (ou do mangue) se destaca por fornecer uma série de vitaminas e compostos antioxidantes (como flavonoides) indispensáveis para o sistema de defesa do corpo. Quando consumida a longo prazo, essa fruta ajuda a turbinar o sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e a combater sintomas inflamatórios.
Fruta faz bem para a saúde dos ossos e músculos
O araticum-do-brejo, assim como outras frutas da mesma família (graviola, fruta-do-conde e araticum-do-Cerrado), tem alto teor dos minerais potássio e cálcio, que são indispensáveis para a saúde dos ossos e músculos. Vale destacar ainda que esse alimento fornece ferro e outros compostos importantes para a circulação sanguínea.
Como usar araticum-do-brejo na cozinha?
Além de ser consumido in natura ou usado no preparo de sucos detox, o araticum-do-brejo pode compor receitas de geleias, compotas e até mesmo saladas (com folhas verdes ou diferentes frutas, por exemplo). O que muita gente não sabe é que esse alimento também pode estar presente em receitas salgadas, como ensopados e molhos, harmonizando bem com carnes. Fica a dica!