Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 22/03/2021

Conheça a araticum, fruta do Cerrado carregada de benefícios para a saúde

Pertencente à mesma família da fruta-do-conde, o araticum é um fruto nativo do Cerrado que pode ser usado no preparo de sucos, mousses, bolos, biscoitos, geleias, compotas e outros doces bem saborosos. Rico em vitaminas, antioxidantes e minerais, esse alimento tem muito a acrescentar à dieta em termos nutricionais. E, para te incentivar a variar mais no consumo de frutas no dia dia, nós preparamos uma matéria sobre os principais benefícios do araticum. Confira!

Quais são os benefícios do araticum?

Também chamado de marolo, panã, bruto e araticum-do-Cerrado, esse fruto é grande, possui uma casca verde-amarronzada, uma polpa branco-amarelada cremosa e sementes bem nutritivas. Veja seus principais benefícios para a saúde:

1. Fruta é rica em vitaminas A, B1, B2, C e agentes antioxidantes

Assim como a fruta-do-conde, o araticum se destaca por fornecer uma grande quantidade de vitaminas e agentes antioxidantes que fazem bem para a saúde da pele, dos cabelos e do sistema imunológico. A vitamina A, em especial, combate a ação dos radicais livres e é fundamental para a saúde dos olhos (previne problemas de visão, como possíveis úlceras na córnea). Já as vitaminas B1 e B2 são importantes para a saúde do cérebro, do fígado e melhoram significativamente o funcionamento do metabolismo. A vitamina C, por sua vez, é indispensável para o sistema de defesa do corpo, ajudando a prevenir e aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

2. Araticum tem alto teor de cálcio, potássio, ferro e outros minerais importantes

Outro benefício do araticum é que ele fornece sais minerais essenciais para a saúde, como o cálcio, potássio e ferro – importantes, respectivamente, para a saúde dos ossos, músculos e da circulação sanguínea. Essa fruta também apresenta compostos anti-inflamatórios que ajudam a prevenir doenças e possíveis focos de inflamação no organismo.

3. É fonte de fibras alimentares, importantes para a digestão

Por ter um alto teor de fibras, o araticum faz muito bem para o aparato gastrointestinal, ajuda a controlar o índice glicêmico, o nível de colesterol pode agregar bastante na dieta de diabéticos. Aqui, uma boa dica é usar a fruta in natura, compondo saladas coloridas com outros vegetais bem nutritivos.

4. Semente de araticum tem ação antidiarreica, analgésica, anti-inflamatória e antioxidante

Você sabia que a semente de araticum também é nutritiva e pode ser incluída na dieta? Além de fornecer fibras e vitaminas, essa parte da fruta contém propriedades medicinais bem interessantes. Seu grande diferencial é apresentar ação antidiarreica – ou seja, ajuda a melhorar o intestino e a evitar a desidratação. Além disso, a semente de araticum é fonte de substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a amenizar dores de cólicas e fortalecem bastante a imunidade.