Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 06/11/2019

Os benefícios do pinhão e como fazer receitas com essa semente

O pinhão é uma semente tipicamente brasileira. Ele dá origem a uma árvore chamada araucária, encontrada no sul do Brasil, e é um alimento bastante consumido por lá. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que o pinhão é recheado de benefícios e dá para fazer diversas receitas com ele. Conheça algumas delas agora!

Pinhão contém antioxidantes e é fonte de ômegas 6 e 9

O pinhão tem diversos benefícios para a saúde. Rico em antioxidantes, ele evita o envelhecimento precoce, combate os radicais livres e evita a oxidação das células, prevenindo até mesmo o câncer. Ele também é fonte de ômega 6, que atua melhorando a imunidade, protege o sistema nervoso e melhora a pele, e também em ômega 9, que controla o colesterol e beneficia quem pratica exercícios.

Rico em diversos sais minerais

Essa semente é rica em tantos minerais que fica até difícil de contar. Ele é rico em cobre, que ajuda no rejuvenescimento da pele e cabelos; zinco, que entre outros benefícios evita a hiperglicemia; enxofre, que é anti-inflamatório e ajuda na defesa do corpo; fósforo e cálcio, responsáveis pela boa formação de ossos e dentes; potássio, que controla a pressão arterial; ferro, que evita a anemia; magnésio, que previne contra doenças cardiovasculares; e manganês, que regula o metabolismo. Pois é, é muita coisa!

Pinhão também controla a fome

Lembra do ômega 6? Ele tem outra função muito importante para quem tem compulsão alimentar: ajuda a liberar diversos hormônios no corpo – entre eles, a colecistoquinina. Essa substância diminui a vontade de comer, controlando a fome e a compulsão alimentar. Incrível, né?

Dá para fazer risoto, bolo e até refogado com o pinhão

Se você acha que não dá para fazer boas receitas com o pinhão, está enganado! Ele pode ser consumido puro, apenas refogado em alho e manteiga; cozinhado em um belo risoto com arroz arbóreo, e até em um bolo fit, com açúcar mascavo e leite de coco. A semente ainda pode ser degustada na salada, na farofa, cozinhada em purê… Use a sua imaginação!

Produtos relacionados