Os peixes mais benéficos para a saúde: saiba quais incluir na sua dieta
Muito se fala que os peixes são benéficos para a saúde, tanto pela presença de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas – as gorduras boas -, quanto de outros nutrientes. Mas nem todos os peixes trazem os mesmos benefícios para a nossa saúde e alguns podem ser melhores. Para quem quer adotar dietas de emagrecimento, os peixes são bastante indicados, já que o alto teor de ômega 3 contribui para a queima de gorduras e para o controle dos níveis de açúcar no organismo. Se você busca uma dieta saudável e quer optar pelos melhores alimentos, confira os tipos de peixe para incluir na alimentação.
Quais são os peixes mais saudáveis?
1 – Arenque: esse peixe tem altíssimo teor de ômega 3, o que ajuda a controlar o nível de colesterol. Além disso, fortalece o sistema imunológico e pode amenizar os sintomas de doenças crônicas como a psoríase. O arenque também é rico em vitamina D.
2 – Sardinha: a sardinha é da mesma família do arenque, porém menor. É um peixe rico em nutrientes e traz muitos benefícios para o organismo, como fortalecer o sistema cardiovascular, as células nervosas, os ossos e melhorar o funcionamento do sistema neurológico e a fabricação de glóbulos vermelhos. Além disso, é ideal para gestantes, já que evita inflamações no endotélio e melhora a circulação placentária.
3 – Atum: é um peixe muito rico em ômega 3, por isso ele auxilia no bom funcionamento do coração e no fortalecimento do sistema imunológico. Também reduz os níveis de colesterol, conserva a flexibilidade das artérias e previne a anemia, além de ter ação anti-inflamatória.
4 – Salmão: o salmão é muito conhecido pelos seus benefícios e é rico em vitaminas e minerais. Ele contribui para a saúde do coração, dos ossos e dentes, e para a regeneração dos tecidos. Também é rico em ômega 3, nutriente com ação antioxidante.
5 – Dourado: um peixe de grande porte, o dourado é rico em cálcio, potássio e vitamina D. Por isso, ele atua no controle da pressão sanguínea, na regeneração de tecidos, auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo e fortalece os músculos, evitando cãibras.
6 – Truta: como a truta só sobrevive em ambientes muito limpos, é o tipo de peixe com menor risco de contaminação. Ela também fortalece dentes e ossos, auxilia na regeneração de tecidos e nos processos digestivos, e evita cãibras.