Os problemas causados pela falta de fósforo no organismo
Os minerais, de uma forma geral, são muito importantes para a saúde dos sistemas nervoso, muscular, esquelético e digestivo, além de garantirem equilíbrio para o funcionamento do organismo como um todo. Por isso, quando um deles fica em falta, é comum surgirem problemas – como a anemia ferropriva, que decorre da deficiência de ferro. O fósforo, por exemplo, trabalha em conjunto com o cálcio na formação dos ossos, dentes e ajuda a proteger os músculos. Ou seja, ele é essencial para manter a estrutura do corpo fortalecida e, caso fique em falta na sua dieta, pode acabar afetando a ossatura do corpo. Para explicar melhor esse assunto, nós preparamos uma matéria falando sobre os principais problemas causados pela falta de fósforo. Confira!
O que é hipofosfatemia e como preveni-la?
Para quem não sabe, a hipofosfatemia consiste no baixo nível de fósforo no organismo – o que ocorre, geralmente, quando a pessoa faz jejuns e utiliza diuréticos de forma equivocada, diminuindo a taxa de fósforo no plasma sanguíneo. A deficiência de vitamina D também é outro fator que pode acarretar na hipofosfatemia – afinal, a vitamina é a responsável pela absorção do cálcio e do fósforo. Ou seja, quando ela está em falta, tende a causar um grande desequilíbrio na absorção desses minerais.
A hipofosfatemia, a longo prazo, pode levar a sintomas como insuficiência respiratória, fraqueza muscular ou até mesmo anorexia. Por isso, é muito importante manter uma alimentação rica em fósforo, com carnes, oleaginosas, leites e derivados, por exemplo.
Osteomalácia pode ser causada pela falta de fósforo, gerando fraqueza óssea
A osteomalácia, para quem não sabe, pode ser causada tanto pela falta de vitamina D quanto de fósforo. Ela consiste no enfraquecimento da estrutura óssea, podendo acarretar em sintomas como dores na ossatura e nas articulações, espasmos musculares ou até mesmo pequenas fraturas. Para evitá-la, é muito importante manter o devido consumo de alimentos fontes de cálcio, fósforo e também se lembrar de tomar sol diariamente para ativar a produção de vitamina D.
Deficiência de fósforo pode levar à perda de apetite e queda na fertilidade
Outro problema que pode ser causado pela deficiência de fósforo – além do enfraquecimento da ossatura, dores e possíveis problemas no funcionamento do coração e do cérebro – é a perda do apetite (o que, a longo prazo, é ruim para o metabolismo) e queda na fertilidade. Vale destacar que, quando o organismo está com deficiência de fósforo, o sistema imunológico fica mais fragilizado. Ou seja, para manter o sistema de defesa do corpo sempre fortalecido, é muito importante manter uma dieta rica em alimentos com esse mineral.
Consuma alimentos ricos em fósforo
Para tratar ou prevenir doenças relacionadas à deficiência de fósforo, é muito importante montar uma dieta equilibrada, rica em ingredientes que sejam fontes do mineral. Para ajudar, nós listamos os alimentos ricos em fósforo que devem fazer parte do seu cardápio:
Carnes
Frango, salmão, sardinha, atum, bacalhau (e outros peixes), carne bovina, suína e produtos de origem animal, como ovos.
Oleaginosas
Castanhas, avelãs, amendoins e nozes.
Leguminosas
Feijão, lentilha, ervilha, soja e grão-de-bico.
Leites e derivados
Iogurte, queijo, sorvete caseiro e chocolate.