Pão de queijo vegano existe! Veja ingredientes que podem ser usados na receita
Quem disse que a alimentação vegana se resume em saladas, cereais e algumas frutinhas? Nada disso! O cardápio vegano costuma ser enriquecido com diversos ingredientes do reino vegetal, como raízes, tubérculos, leite de oleaginosas, tofu e muitos outros. É possível, inclusive, preparar um delicioso pão de queijo sem nenhum elemento do reino animal. Quer aprender a fazer isso com maestria? Então vem conferir os alimentos que podem fazer parte dessa receita!
Batata baroa (ou mandioquinha) pode ser a nova estrela do pão de queijo
Normalmente, as receitas veganas que precisam de alternativas para a lactose são feitas a base de tofu – uma espécie de “queijo” obtido a partir do extrato de soja. Para o pão de queijo vegano, tudo o que você precisa é nada mais, nem menos, do que algumas batatinhas baroas.
Conhecida também como batata salsa ou mandioquinha, a baroa é uma das principais fontes dos alimentos energéticos (ricos em carboidratos e fibras) e é superindicada para pessoas que desejam ganhar massa muscular ou que estão com o organismo enfraquecido.
Para incorporá-la na receita, basta fazer um purê de batata baroa, misturá-lo com outros ingredientes – geralmente polvilho doce, polvilho azedo, sal e um pouco de óleo -, moldar o resultado em formato de bolinhas e, por fim, levar os pãezinhos ao forno até que se formem aquelas rachaduras características. A baroa será responsável por trazer consistência e sabor aos pães. Então, aproveite!
Que tal apostar na tapioca para fazer um pão de queijo vegano?
Algumas batatas (doce, inglesa, baroa ou qualquer um dos tipos) e uma goma pronta extremamente versátil e funcional, a tapioca. Esses são os dois ingredientes que você precisa para fazer um pão de queijo crocante, bem recheado e supersaboroso. Depois deles, é só acrescentar um pouquinho de polvilho doce, azeite, sal e fermento químico.
Resultado da extração das gomas do aipim, a tapioca não possui glúten em sua composição (mantendo essa vantagem presente na receita original, já que polvilho não possui glúten), fornece boas doses de energia para o organismo, e ainda combina com diversas preparações salgadas e doces – sendo, por exemplo, o complemento perfeito para um café da manhã saudável. Vale a pena usufruir do elemento né?!
E se você fizer a receita com biomassa de banana verde?
Antes de qualquer coisa: você já ouviu falar na biomassa de banana verde? Se não, aqui vai uma breve explicação: feita a partir da polpa da banana bem verde e quase sem maturação, a biomassa provém do cozimento da fruta em uma panela de pressão com água. No fim das contas, é como se fosse uma maçaroca de banana. Mas uma extremamente gostosa e cheia de vantagens para a saúde.
Uma delas é justamente a versatilidade nas receitas. Para preparar um pão de queijo vegano com biomassa de banana verde você precisa de polvilho doce e azedo, água fervente, sal, azeite, fermento, batata-doce (ou aipim), quinoa e, claro, de uma boa quantidade do ingrediente principal. Saiba que você estará acrescentando também outros benefícios da fruta, como as fibras, a serotonina (aminoácido responsável pela produção do “hormônio do bem-estar”) e os probióticos naturais.
Bônus: Para os que prezam pela praticidade, aqui vai uma dica de ouro: é possível encontrar o pão de queijo vegano 100% pronto! Não precisa se preocupar com passo a passo, ingredientes específicos ou mesmo falta de tempo. É só comprar o produto, colocar no forno e servir os convidados. Legal, né? E o melhor: fica uma delícia.