Para que serve o chá de erva-doce? 5 motivos para passar a consumi-lo
Fonte de propriedades nutritivas e calmantes, o chá de erva-doce é uma bebida cheia de benefícios para a saúde! Assim como os de camomila e alfazema, ele é conhecido por ajudar a dormir em momentos de insônia. Por ser feito a partir de uma erva medicinal, a bebida também é rica em substâncias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir o desenvolvimento de doenças. Para te ajudar a conhecer os benefícios do chá de erva-doce, separamos 5 motivos explicando por que você deve passar a consumi-lo!
1. Erva-doce é uma planta medicinal
Conhecida em algumas regiões do Brasil como anis, anis-verde, funcho e pimpinela-branca, a erva-doce é uma planta medicinal que pertence à família Apiaceae, a mesma que a da salsa, da cenoura, do aipo e do cominho. Composta por flores brancas e frutos secos onde se encontram as sementes de erva-doce, a planta é usada para tratar uma série de problemas de saúde devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antimicrobianas, analgésicas e digestivas.
2. Chá de erva-doce serve para tratar problemas digestivos e dores de cabeça
Agora que você já conhece algumas das propriedades da planta, saber para que serve o chá de erva-doce não é uma associação tão difícil. Nesse caso, preparar a bebida pode ajudar a tratar diversos problemas digestivos, como a constipação, o inchaço abdominal, os gases e alguns sintomas de gastrite. A bebida também é útil para amenizar dores de cabeça devido às suas características analgésicas.
3. Entre os benefícios do chá de erva-doce, a grande quantidade de vitamina C e antioxidantes também merece destaque
Rico em substâncias que aumentam a imunidade e ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o chá de erva-doce também pode ser usado para prevenir o surgimento de gripes, resfriados e doenças degenerativas. A explicação está na grande quantidade de vitamina C e antioxidantes presentes no alimento, dois agentes que protegem o corpo contra a ação nociva de radicais livres.
4. Bebida pode ser um ótimo chá para cólica menstrual
Da mesma forma que o chá de gengibre e de camomila, a bebida produzida através da infusão da erva-doce pode ser uma ótima aliada para aliviar dores de cólica menstrual. Suas características analgésicas e anti-inflamatórias atuam diretamente nas tensões musculares, controlando e regulando a dor da cólica com o tempo.
5. Chá de erva-doce possui um efeito calmante
Quando se trata de relaxar a mente, o chá de erva-doce é um grande aliado para aliviar o estresse e a ansiedade. Ele possui um efeito calmante que melhora a qualidade do sono e ajuda a ter uma noite tranquila, tratando, por exemplo, alguns distúrbios do sono, como a insônia. Quer um motivo melhor do que esse para passar a tomar a bebida?
Bônus: como fazer chá de erva-doce?
Para preparar esse chá cheio de benefícios, tudo o que você precisa são de duas colheres (chá) de erva-doce seca e mais ou menos 1 xícara de água quente. Primeiro, você deve aquecer a água em recipiente até começar a ferver. Depois, coloque as sementes da planta em uma xícara, despeje a água quente por cima, tampe e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos. Por fim, é só coar e beber!