Repolho roxo: conheça os benefícios e nutrientes desse vegetal
O repolho roxo é um vegetal cheio de vantagens. Além de ser rico em fibras, vitaminas e antioxidantes, ele pode ajudar no controle do colesterol, da pressão alta e melhorar o funcionamento do intestino. Ainda assim, ele leva bastante fama por gerar flatulência – algo que pode ser evitado durante o cozimento, basta usar um pouco de gengibre, louro ou hortelã junto com ele. Ainda assim, a salada de repolho pode ser consumida com ele cru ou cozido e, nos dois casos, as vantagens dessa hortaliça seguem preservadas. Conheça, aqui embaixo, alguns dos benefícios do repolho roxo!
1. Repolho roxo ajuda a controlar o colesterol
Assim como acontece com outros vegetais, o repolho roxo é rico em antioxidantes que atuam evitando a degeneração das células. Nesse processo, eles conseguem evitar que as células de gordura oxidem, ou seja, diminuem a quantidade de gordura (colesterol) liberada na corrente sanguínea. Suas fibras também controlam a absorção de gordura dos alimentos pelo organismo.
2. Evitar a hipertensão é um dos benefícios do repolho roxo
Outra vantagem dos antioxidantes do repolho roxo, como a vitamina C, por exemplo, é que eles podem “relaxar” os vasos sanguíneos. Assim, o sangue pode circular com mais facilidade, evitando a pressão alta. A longo prazo, esse efeito também pode impedir complicações como a trombose e outras doenças circulatórias e cardiovasculares. Vale dizer que a antocianina, pigmento que dá a cor roxa para esse tipo de repolho, também tem ação preventiva de problemas cardiovasculares.
3. Repolho roxo fortalece as defesas do corpo
Mais uma vez, a responsável pela vantagem de fortalecimento do sistema imunológico é a vitamina C, presente no repolho roxo. Ela otimiza o funcionamento das células de defesa do organismo e, por isso, o deixa mais forte para combater resfriados, crises alérgicas, gripes e outras doenças virais.
4. Consumir salada de repolho roxo com frequência ajuda a desacelerar o envelhecimento
Os antioxidantes presentes no repolho roxo também podem ser considerados responsáveis pro desacelerar o processo de envelhecimento da pele. Isso porque estimulam a produção de colágeno, elemento responsável por combater a flacidez e evitar a formação de rugas no rosto.
5. Melhorar a saúde dos olhos é mais um dos benefícios do repolho roxo
Mais uma vantagem do repolho roxo sobre o branco é a concentração maior de substâncias como a luteína. Ela é um carotenóide que age no organismo protegendo os olhos contra os raios UV liberados pelo sol. Além disso, a longo prazo, ela também pode evitar complicações mais sérias para a saúde ocular, como as cataratas.
6. Sala de repolho roxo regula o funcionamento do intestino
Mesmo conhecido por gerar gases, o repolho roxo também pode, na verdade, facilitar o processo de digestão. Isso acontece porque ele é rico em fibras: elas “absorvem” água para as fezes e, dessa maneira, “soltam” o intestino, fazendo com que elas consigam ser eliminadas com mais facilidade. O trânsito intestinal também é potencializado nesse processo.
7. Repolho roxo facilita o processo de emagrecimento
Tanto o repolho roxo quanto o branco têm a capacidade de influenciar o processo de emagrecimento positivamente. A vantagem, aqui, também são as fibras: depois de ingeridas, elas aumentam a sensação de saciedade do organismo, impedindo que você coma muitas coisas depois dele. Além disso, o repolho tem uma quantidade baixa de gorduras e carboidratos e, por isso, também são recomendados para dietas.