Benefícios do repolho: os motivos para incluir esse vegetal na sua dieta
A origem do repolho remonta a tempos antigos, já que ele já era plantado milênios atrás no Egito. Com o passar das eras seu cultivo foi ampliado, e hoje suas variedades são apreciadas em cozinhas do mundo todo. E embora muita gente não saiba, os benefícios do repolho são muitos, já que ele é um alimento altamente rico em vitaminas e minerais, além de ser um ingrediente praticamente indispensável em uma dieta de emagrecimento.
A importância do repolho para a saúde
Embora ele seja famoso por gerar gases, na verdade o seu efeito pode ser exatamente o contrário. Isso porque ele é bom para o intestino devido à sua alta concentração de fibras. Para evitar a flatulência basta temperá-lo durante o seu cozimento com ervas carminativas. Algumas das mais utilizadas são gengibre, louro, hortelã, manjericão, cominho e erva-doce. Lembrando que ao permitir que o sistema digestivo funcione melhor ele ajuda a absorver nutrientes que possivelmente seriam desperdiçados caso o intestino não estivesse bem regulado. Além disso, as fibras conferem saciedade, acabando com aquela vontade de comer alguma coisa mesmo quando o corpo não precisa se alimentar.
Repolho emagrece ou engorda?
Antes de mais nada é importante destacar que ele é parente da couve, que por sua vez é muito utilizada em dietas de emagrecimento. Portanto, o vegetal é sim muito benéfico para quem está querendo ficar com alguns quilos a menos. Não é à toa que a “dieta da sopa de repolho” vem ganhando cada vez mais adeptos.
Embora de uma maneira geral ele não apareça como ingrediente em dietas detox, nada impede que ele seja utilizado nesse plano alimentar, pois o vegetal também possui um fator desintoxicante. Por isso muitas pessoas decidem usá-lo no preparo de sopas, pois assim é possível evitar a flatulência. O prato, inclusive, é uma ótima opção para eliminar de vez as toxinas do organismo sem ser preciso tomar apenas sucos verdes. Sem falar que possui poucas calorias, também sendo indicado a adeptos da dieta low carb.
Repolho roxo e branco possuem pequenas diferenças
O repolho branco, ou verde, e o repolho roxo possuem diversas características em comum. Além de ricos em fibras, eles ajudam a proteger o organismo de infecções, deixando quem os consome menos propensos a contrair alguma doença. Isso ocorre porque ele é rico em vitamina C, que possui fator antioxidante, deixando o sistema imunológico mais forte. Também é rico em enxofre, mineral que ajuda na produção de colágeno, impedindo o envelhecimento precoce, e que permite que a bile seja secretada corretamente pelo fígado, ajudando no bom funcionamento do corpo.
Embora os dois sejam muito indicados para quem quer emagrecer, ainda assim eles possuem diferenças. O repolho branco possui mais vitamina A, que ajuda na visão e na vitalidade do cabelo e da pele. Já o roxo é rico em antocianina, pigmento que também está presente na beterraba e na berinjela que lhe dá essa coloração característica. Essa substância ajuda a prevenir doenças crônicas, como o câncer, a diabetes e problemas cardiovasculares.