Comida roxa: 14 dicas para deixar seu prato colorido
Você sabe qual é a importância da comida roxa para a saúde? Presença imprescindível na lista de ingredientes naturais essenciais para a nossa vida, esse grupo alimentar é fonte de importantes nutrientes que regulam e ajudam as principais funções do organismo. Acompanhe o texto e saiba quais são os alimentos roxos e os benefícios de cada um deles!
Quais são os benefícios da comida roxa?
Segundo estudos, os vegetais roxos são ricos em uma substância chamada antocianina, um pigmento vegetal que fornece essa coloração aos alimentos e que, além disso, possui ações antioxidantes em nosso organismo. Essas substâncias agem em defesa e no fortalecimento do corpo.
Ou seja, as antocianinas têm um alto potencial antioxidante combatendo os radicais livres do nosso organismo e possuem ainda função anti-inflamatória. E por isso esses compostos exercem atividades biológicas sobre a nossa saúde, como a prevenção de doenças crônicas, entre elas o câncer, as doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, aterosclerose e o diabetes. Além disso, possuem também função antimicrobiana e antitrombótica.
Quais são os alimentos da cor roxa?
Facilmente encontrados nas feiras e nos supermercados, a comida roxa ajuda a preencher o nosso plano alimentar, colorindo pratos e equilibrando os cardápios do dia a dia. Conheça os principais alimentos, vegetais e frutas roxas:
1. Acelga roxa
A acelga roxa é um dos vegetais mais nutritivos que existe. Fonte de vitamina K, o alimento promove boa circulação sanguínea, prevenindo o organismo contra coágulo, aumento de pressão e níveis elevados de colesterol. E por ser rica em antioxidantes, como betacaroteno e flavonoides, essa comida roxa contribui também para o combate a doenças cardíacas e cancerígenas.
2. Açaí
Graças à vitamina C, vitamina E, ômega-9, antocianinas e fibras presentes no açaí, o alimento fortalece o sistema imunológico, melhorando as defesas do organismo e o processo de cicatrização. Além disso, ajuda a combater os radicais livres, a manter o peso e aumentar a saciedade por mais tempo.
3. Amora
A amora é riquíssima em antioxidantes, de modo que ajuda muito no combate ao envelhecimento celular (a própria vitamina E tem atuação antioxidante no organismo).
Ao mesmo tempo, destaca-se por conter os flavonoides – compostos químicos que têm ações anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante.
4. Batata-doce roxa
Figurinha carimbada na alimentação de quem deseja ganhar massa muscular e segue um plano alimentar fitness, a batata-doce é fonte de proteínas, fibras, carboidratos e minerais como ferro, potássio e magnésio.
Essa comida roxa é ideal para quem deseja aumentar os níveis de energia (antes e depois da prática de atividade física) e ainda ajuda o sistema digestivo a ser mais saudável e funcionar da maneira correta. Pode ser consumida cozida, em saladas ou em forma de purê.
5. Berinjela
Rica em fibras alimentares, a berinjela merece um espaço especial no nosso dia a dia. Fonte de nutrientes grandiosos, como o potássio, o magnésio e o cálcio, essa comida roxa ajuda na prevenção do câncer, no fortalecimento do sistema cardiovascular, além de tornar o cérebro ativo, melhorando o nosso humor, memória e até a capacidade de concentração.
6. Beterraba
Conhecida pela sua coloração viva, a beterraba, seja crua ou cozida, é sempre muito bem-vinda. Fonte de ferro, potássio e magnésio, esse vegetal roxo auxilia no combate ao câncer, para o bom funcionamento do fígado e na prevenção da anemia.
7. Cebola roxa
Muito utilizada como tempero e em saladas, a cebola roxa é responsável por combater as doenças cardiovasculares, diminuir os níveis de colesterol e favorecer a saúde da pele e dos cabelos. O alimento também faz bem ao cérebro, contribuindo na prevenção do Mal de Alzheimer e da demência. É rica em cálcio, zinco, ferro, potássio e cálcio.
8. Cereja roxa
Essa comida roxa é rica em antioxidantes, também ajuda no combate aos radicais livres – os quais atacam o sistema imunológico, causando doenças e inflamações. A fruta possui ainda:
- potássio: que auxilia a regular os batimentos cardíacos;
- vitamina A: importante para a saúde dos olhos, da pele e dos cabelos;
- vitamina C: é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico.
9. Couve roxa
A couve-roxa é fonte de minerais, tais como cálcio, potássio e ferro, assim como de vitaminas fundamentais – do complexo B (como a B9, também conhecida como ácido fólico), A, C e E. Esse tipo de couve pode ser usado no preparo de saladas, sopas e sanduíches, concedendo sabor e deixando o prato mais colorido.
10. Framboesa roxa
Rica em polifenóis – compostos bioativos com efeito antioxidante e anti-inflamatório –, a framboesa ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, conhecido como LDL. E não é só isso: o seu consumo diário auxilia na proteção de doenças cardiovasculares, controle da glicemia, combate ao envelhecimento precoce, fortalecimento do sistema imunológico, entre outros.
11. Jabuticaba
A jabuticaba possui alto teor de vitamina C, quercetina e tanino. Juntos, eles contribuem no combate dos radicais livres do organismo, do envelhecimento precoce das células e previnem o surgimento de doenças e inflamações. Graças à grande quantidade de fibras presente em sua composição, a jabuticaba ajuda quem quer perder peso, uma vez que a fruta prolonga a saciedade.
12. Mirtilo (blueberry)
Também conhecido como mirtilo, o blueberry é fonte de nutrientes importantes e pode ser consumido sem medo. Além de saboroso, ele tem poder antioxidante, inibindo os radicais livres e, consequentemente, ajudando a combater o envelhecimento precoce. Por isso, o alimento também é chamado de “fruta da juventude”. Além disso, o mirtilo é fonte de fibras solúveis, que ajudam diretamente no processo de digestão.
13. Repolho roxo
Essa comida roxa é fonte de vitaminas A, C, K, E e do complexo B, o repolho roxo atua favorecendo a perda de peso de forma saudável, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células, melhora a saúde ocular e fortalece o nosso sistema imunológico, prevenindo contra gripes e resfriados. O repolho pode ser consumido em sua forma natural, através de ensopadinhos, cozidos e saladas.
14. Uva roxa
Por aumentar o nível de óxido nítrico no sangue, a uva ajuda a reduzir a coagulação sanguínea. Além disso, a presença de grande quantidade de oxidantes na fruta, como o resveratrol, ajuda a prevenir o organismo contra o câncer, Alzheimer e outras doenças.
Como vimos, a comida roxa traz muitos benefícios à saúde e pode ser ingerida todos os dias – pois, a princípio, não existem restrições quanto ao consumo diário. No entanto, vale lembrar que, para manter uma alimentação equilibrada e diversificada, é preciso sempre respeitar a bioquímica do seu corpo.
Por isso, se você deseja fortalecer a saúde, o ideal é sempre consultar um nutricionista para entender as suas necessidades específicas, combinado?