Pepino: guia completo com benefícios, tipos e receitas
Você provavelmente já viu o pepino em sua forma clássica, com rodelas sob os olhos em tratamentos de beleza caseiros. Contudo, seus benefícios vão além da estética!
Além de hidratar e refrescar, o pepino é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Esse alimento super nutritivo é saudável e promove bem-estar ao organismo.
Descubra como ele pode ajudar você a ter uma vida mais saudável e surpreenda-se com os benefícios desse alimento incrível!
Pepino é fruta ou legume?
A resposta para essa pergunta é: nenhum dos dois! Na verdade, o pepino é um fruto, parte comestível das hortaliças de que são derivados. Outros exemplos de frutos são o tomate, a abobrinha e o chuchu. Todos eles, no entanto, podem ser encontrados na categoria dos legumes. No final, o que importa é que, fruta, fruto ou legume, ele continua saboroso e nutritivo do mesmo jeito!
Quais são os tipos de pepino?
Você sabia que existem diferentes tipos de pepino? Nós listamos os principais. Confira e aprenda com a gente!
Pepino Japonês
O pepino japonês costuma ser muito usado no Brasil. Ele se destaca por ser bem fino e comprido (pode chegar a até 30 cm de comprimento).
Por isso, uma boa dica de preparo é cortá-lo em rodelas finas. Nesse caso, você pode preparar o pepino assado com temperos, refogado, frito na airfryer ou usá-lo para preparar a clássica salada sunomono (receita típica japonesa). Esse tipo de pepino é um dos mais saborosos e também não possui sementes, o que facilita no processo de cozimento.
Pepino Caipira
O tipo caipira tem uma coloração verde-clara e listras longitudinais levemente brancas. Esse pepino também é mais compacto que os demais, e costuma ter entre 12 cm e 15 cm de comprimento. Ele é indicado, geralmente, para o preparo de sucos detox e saladas diversas.
Pepino Holandês
O pepino holandês se assemelha bastante ao japonês. Isso porque ele é comprido, fino e tem uma coloração verde-escura. Apesar de ser bem saboroso e ótimo para o preparo de diferentes receitas (principalmente saladas).
Ele tem pouca demanda no Brasil e é mais usado pelas culinárias europeias. Na Espanha, em especial, muitos pratos são preparados com esse tipo de pepino. Vale a pena experimentar!
Pepino Aodai
O pepino aodai é o mais usado no Brasil — por isso, inclusive, ele é conhecido como pepino “comum”. O grande diferencial desse tipo é que ele costuma ter um formato mais cilíndrico e levemente comprido (em geral mede cerca de 20 cm).
Além disso, ele tem uma coloração verde-escura forte e frutos bem saborosos. Esse tipo de pepino é ótimo para o preparo do molho do cachorro-quente (fica uma delícia!) de saladas e pastas.
Quais são os benefícios do pepino?
O pepino pode ser utilizado em muitas preparações culinárias, como aperitivos, saladas, pode ser o recheio de proteínas magras, conservas caseiras e sucos. Veja alguns dos principais benefícios do pepino e o inclua na sua rotina!
Rico em água
Você sabia que 96% do pepino é composto por água? O pepino fresco é uma excelente opção de “petisco do bem”: alimenta, hidrata e ainda alivia um pouco a vontade de mastigar em momentos de ansiedade. Toda essa água também atua como uma vassoura, varrendo para fora do organismo todas as toxinas.
Mantém a saúde dos rins
Consumir pepino reduz os níveis de ácido úrico do organismo, mantendo os rins funcionando em equilíbrio, e ajudando a dissolver cálculos renais.
Auxilia no combate à diabetes
O pepino tem baixo índice glicêmico, o que o torna inofensivo para dietas com restrições de açúcar, e, além disso, auxilia a produção de células beta, que são as responsáveis pela síntese de insulina — substância que mantém o equilíbrio da glicose no sangue — e é muito eficiente no combate à diabetes tipo 2.
Pode ajudar na prevenção do câncer
Outra grande propriedade do pepino é a sua ação antioxidante, que ajuda a manter o nosso corpo alcalinizado, prevenindo o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, tais como o de próstata, mama, ovário, útero e endométrio.
Ajuda na digestão e reduz prisão de ventre
Por ser rico em fibras, o pepino auxilia na limpeza do trato intestinal, regulando o trânsito, e por ser abundante em água, ajuda a eliminar melhor as toxinas.
Mantém a saúde bucal
Mascar pepino fresco refresca a saliva e ajuda a curar gengivas doentes, o que evita o mau hálito, e ainda fortalece a mandíbula!
Ameniza os efeitos do excesso de álcool
Para evitar aquela dor de cabeça depois de exagerar nos drinks, coma algumas fatias de pepino pouco antes de dormir. As vitaminas A e B e os eletrólitos encontrados no alimento repõem os nutrientes essenciais que se perdem quando cometemos excessos e sobrecarregamos nosso organismo.
Propriedades anti-inflamatórias
Colocar rodelas de pepino em cima dos olhos é uma prática antiga, mas que é bem produtiva. Para nutricionistas, por mais que o método soe como um “clichê”, o vegetal possui propriedades hidratantes que beneficiam a saúde e a aparência dos nossos olhos.
Por ser composto por 90% de água e os outros 10% por ácido ascórbico (vitamina C), flavonoides, ácido cafeico e folato, o pepino é um poderoso hidratante. Além disso, esse complexo de nutrientes tem algumas outras propriedades: é anti-inflamatório, calmante, clareador, regenerador celular e antiedematoso. No entanto, para o “truque” funcionar, é preciso que o pepino esteja gelado.
Isso porque a temperatura baixa contrai os vasos sanguíneos e, com isso, o inchaço das pálpebras diminui e as olheiras clareiam. Outras máscaras e bolsas com gelo também garantem este resultado, porém, não têm os mesmos benefícios extras do pepino.
Quais são as receitas com pepino?
Veja, abaixo, algumas opções deliciosas e saudáveis de receitas com pepino para você incluir no seu dia a dia:
Vegkibe com homus e salada de pepino com hortelã
Um prato vegano e muito saboroso, o vegkibe com homus e salada de pepino com hortelã é uma ótima pedida para quando você quer sair da rotina — quando estiver sozinha ou a dois —. Esse prato árabe promete conquistar todos os paladares.
Poke com arroz integral
O poke é um prato havaiano típico e muito leve. Este poke com arroz integral, então, além de nutritivo, é indicado para ser consumido durante um almoço, até porque o arroz integral traz muita saciedade.
Suco verde de abacaxi, laranja e pepino
Se você procura bebidas detox, essa é uma excelente pedida. Isso porque esse suco verde de abacaxi com laranja e pepino misturam esses ingredientes deliciosos em um suco ideal para quem quer fortalecer e limpar o organismo. Refrescante, é uma ótima pedida para os dias mais quentes. Experimente!
Suco verde de limão e pepino
Assim como outros sucos detox, o de pepino deve ser consumido preferencialmente logo após o preparo e, se possível, antes do café da manhã, para fazer uma limpeza no organismo para começar o dia. Uma dica interessante, inclusive, é fazer uma receita de suco de pepino com limão, que é mais saboroso e rico em vitamina C.
Para isso, você vai precisar de:
- 1 pepino japonês Taeq
- 350 ml de água
- 1 limão tahiti orgânico Taeq (opcional)
- Folhas de hortelã a gosto
- 1 colher de sopa de mel orgânico Taeq
Corte o pepino em rodelas médias (com casca), transfira para o liquidificador e junte a água. Bata um pouco. Em seguida, corte o limão em 4 partes e remova a parte branca. Jogue no liquidificador junto com as folhas de hortelã e o mel. Bata novamente até a mistura ficar homogênea. Sirva e beba em seguida.
Sopa fria de iogurte com pepino
Se você procura uma opção saborosa e leve para os dias mais quentes, essa sopa de iogurte com pepino é ideal. Com um modo de preparo fácil, pode ser uma ótima pedida para um almoço depois de um dia no calor da rua e dos parques, ou para uma noite em que você quer um prato nutritivo, mas sem passar muito tempo preparando o jantar.
Bife de patinho grelhado com molho de iogurte e pepino
Para um almoço de domingo com a família ou um jantar especial, esse bife de patinho grelhado com molho de iogurte e pepino é uma ótima opção. A proteína da carne aliada com os nutrientes do pepino fazem deste prato uma alternativa aos preparos tradicionais da carne, variando o cardápio e elaborando novas misturas saudáveis na rotina.
Bruscheta no copo
Nesta entrada — ou complemento para a salada —, a bruscheta no copo é uma adaptação do famoso prato. Com os ingredientes que já são conhecidos, essa opção pode ser preparada em reuniões familiares ou nas refeições do dia a dia, se quiser uma opção diferente para complementar um horário de almoço mais curto. Experimente!
Aperitivo de pepino
Para consumir esse legume como aperitivo é preciso lavar bem a casca e higienizá-lo de forma correta. Lave-o em água corrente e desinfete-o em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos. A medida a ser usada é 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Lave-o novamente em água corrente. Seque-o em seguida.
O seu preparo é muito simples. Você só vai precisar de:
- 1 pepino japonês
- Presunto
- Tomate-cereja
- Ricota
- Pimenta, orégano e outros temperos que você queira
Tempere a ricota com pimenta, orégano e demais temperos. Corte o pepino em rodelas. Sobre cada rodela de pepino, coloque um pedaço de presunto, uma porção de ricota temperada e uma metade de tomate-cereja. Pronto! Agora é só se deliciar!
Sanduíche no pão de fôrma sem glúten
Se você procura uma opção saborosa para o lanche da tarde, o sanduíche no pão de forma sem glúten é uma ótima pedida! Além de poder ser consumido por celíacos e vegetarianos, esse lanche sai do clássico e traz uma alternativa nutritiva para a pausa do café, ou para um jantar leve.
Salada de pepino com iogurte
De sabor agridoce, a salada de pepino com iogurte é ótima para acompanhar frangos e carnes vermelhas. Ela funciona como uma espécie de molho e pode ser feita com diferentes temperos e ervas, como hortelã e pimenta a gosto. Veja abaixo como é simples de fazer.
- 1 e ½ pepino japonês orgânico Taeq
- 12 folhas de hortelã picadas
- Sumo de ½ limão orgânico Taeq
- 1 copo de iogurte natural Taeq
- 1 colher de sopa de azeite orgânico Taeq
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Lave bem o pepino e as folhas de hortelã. Corte-os em fatias finas e junte-os em uma vasilha. Adicione o sumo de limão e reserve. Em outro recipiente, misture o iogurte, o azeite, o sal e a pimenta a gosto. Despeje o molho de iogurte em cima do pepino, misture bem e sirva em seguida.
Palitinhos integrais com sementes
Essa opção de snack é ótima para quem procura por um lanchinho saudável entre as principais refeições do dia. Os palitinhos integrais com sementes não são feitos, propriamente, com o pepino, mas o pepino é um dos principais acompanhantes. Experimente!
Rolinho de legumes
Essa receita de rolinho de legumes é inspirada em um prato do Vietnã. Preparada com legumes e verduras, principalmente, você pode experimentar fazer com os seus filhos para um jantar especial ou, também, consumir a qualquer momento nos dias mais quentes.
Sushi de Legumes
Esse prato de sushi de legumes, derivado da culinária japonesa, é uma adaptação que pode ser consumida pelos vegetarianos. Isso porque não leva nenhum fruto do mar na sua composição. Ele pode ser feito em um jantar temático com amigos, ou, se quiser, para você almoçar um prato nutritivo e leve.
Aperitivo fitness
Uma outra opção de aperitivo com pepino é a versão mais fitness da receita. O seu preparo é supersimples, veja abaixo como:
- 2 pepinos japoneses médios
- 4 colheres de sopa de creme de ricota light
- 1 lata de atum em água
- 1 pitada de sal
- ½ pimentão pequeno vermelho picadinho (ou outro tempero da sua preferência)
- ½ pimentão pequeno amarelo picadinho (ou outro tempero da sua preferência)
Corte o pepino em rodelas de, aproximadamente, 0,5 cm. Em uma vasilha, misture o creme de ricota light e o atum. Adicione o sal e o pimentão. Coloque a mistura do atum em cima das rodelas de pepino e está pronto para servir.
Pronto! Como você viu com este material, o pepino faz muito bem pra saúde, e pode ser consumido sem restrições — desde que puro e bem higienizado. O melhor de tudo é que o alimento é superversátil e pode ser consumido cru, cozido, assado ou em conservas. Por isso, aproveite as nossas receitas e dicas com este guia e tenha um bom apetite!
Até a próxima!