Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 08/03/2019

Sofre com tendinite? Conheça alimentos anti-inflamatórios que tratam a dor

A tendinite é uma das inflamações mais comuns que existem, sabia? Ela geralmente acontece quando sobrecarregamos algum tendão e, desse jeito, acaba lesionando a área (sem falar que pode resultar em inchaço e dores bem acentuadas). Tornozelos, ombros e braços, por exemplo, estão entre as áreas do corpo mais afetadas com esse problema.

Só que além de fazer fisioterapia e seguir as recomendações médicas, também é possível tratar a tendinite por meio de uma alimentação adequada. O melhor é que existem vários alimentos anti-inflamatórios que funcionam como remédios naturais supereficientes. Quer conhecê-los? É só continuar lendo!

Gengibre é um anti-inflamatório natural

O gengibre é aquele tipo de alimento que faz muito bem para o organismo: atua como antioxidante, termogênico (acelerando o metabolismo) e, em especial, como anti-inflamatório natural, pois possui substâncias químicas que combatem os agentes inflamatórios presentes em qualquer parte do corpo.

Para quem está sofrendo com a tendinite, uma boa dica é tomar um chá de gengibre pelo menos uma vez por dia. Além disso, esse alimento pode ser usado como tempero em carnes, frangos ou até mesmo no preparo de sucos. Muitas pessoas também têm o costume de chupar balas de gengibre no dia adia para tratar dores de garganta – o que também é uma ótima opção! Neste caso, o mais indicado é que você procure por as mais naturais (com fiapos do gengibre, por exemplo) e com pouco açúcar.

Alho combate qualquer tipo de inflamação

Mais um anti-inflamatório natural que ajuda a reduzir a dor da tendinite, o alho é um dos temperos mais queridos para os pratos dos brasileiros. Ele é usado para temperar carnes, frangos, sopas, arroz, feijão e por aí vai. Só que o que muita gente não sabe é que ele também é muito benéfico à saúde, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico e combate diferentes tipos de inflamação – nos tendões, intestino, estômago, garganta, pele e em outros lugares do corpo. Se possível, o consuma cru, porque seus benefícios são ainda maiores.

Chás de cúrcuma ou erva-doce também são aliados interessantes

A cúrcuma e a erva-doce também são ingredientes anti-inflamatórios que ajudam a tratar a tendinite. Elas fazem parte do grupo de plantas medicinais que auxiliam na digestão, diminuem o nível de colesterol ruim no sangue e também são indicadas para combater cólicas e incômodos no estômago.

A cúrcuma se destaca por contar com a substância curcumina – um pigmento alaranjado que atua como excelente anti-inflamatório. A erva-doce também tem propriedades que combatem a inflamação e que atuam principalmente como antioxidante, inibindo os radicais livres. Outro ponto positivo desses chás é que eles são ricos em flavonoides, substâncias que ajudam a manter um bom nível de colágeno no organismo – fundamental para a saúde dos tendões.

Alimentos ricos em vitaminas C e E são fundamentais para fortalecer o tendão

Os alimentos ricos em vitamina C ou E, de forma geral, costumam ser indicados para quem sofre com a tendinite. Isso porque eles possuem antioxidantes que ajudam a proteger o tendão inflamado e também auxiliam no combate ao envelhecimento das células. Frutas cítricas como limão, laranja e abacaxi são ricas em vitamina C e são muito indicadas para esse período de tratamento. O abacaxi, em especial, também conta com a enzima bromelina, que ajuda a combater inflamações e inchaços.

No que diz respeito aos alimentos ricos em vitamina E, as folhas verde-escuras (como o brócolis e o espinafre) e alguns tipos de sementes estão entre as melhores opções para incluir no cardápio. Assim como os alimentos ricos em vitamina C, eles são fontes importantes de antioxidantes e ajudam a manter o tecido corporal.

Obs.: Para aliviar a dor da tendinite, você também pode usar pomadas caseiras feitas com arnica, argila, folhas de alecrim (que também atuam como ótimos anti-inflamatórios) ou até mesmo utilizar o gel da aloe vera, uma planta medicinal que ajuda no tratamento de inflamações, cicatrizes e diversos problemas.

Veja mais