Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sua alergia alimentar pode não existir! Como saber se realmente sofre com ela
Guia Culinário 27/08/2020

Sua alergia alimentar pode não existir! Como saber se realmente sofre com ela

Você sabia que muitas pessoas pensam ter alergia alimentar mas, na verdade, não sofrem com o problema? Isso geralmente acontece quando o indivíduo percebe alguns sintomas (como irritação ou coceira na pele) e logo presume que a culpa é de algum alimento – sem saber se tal ligação realmente existe.

O artigo “Prevalência e gravidade de alergias alimentares entre adultos nos EUA” (Prevalence and Severity of Food Allergies Among US Adults), disponível na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, revela que, muitas vezes, as pessoas acreditam, de forma equivocada, sofrer de alguma alergia alimentar. Para ajudar, nós preparamos uma matéria ensinando como identificar se você tem (ou não) alergia a determinado alimento. Confira!

Para confirmar o diagnóstico de alergia alimentar, é necessário consultar um médico

A pesquisa feita com 40.443 adultos norte-americanos revelou que 19% dos entrevistados acreditavam sofrer de alguma alergia alimentar. No entanto, após a realização de exames, descobriu-se que apenas 10,8% dos indivíduos eram de fato alérgicos. Ou seja, milhares de pessoas acreditavam erroneamente sofrer reações ao consumir determinadas comidas.

Além disso, a pesquisa apontou que as alergias alimentares mais comuns são causadas por substâncias presentes no marisco, no leite, no amendoim, em nozes e em peixes de barbatana. Portanto, caso alguém apresente algum sintoma alérgico (como coceira na garganta, inchaço ou irritação na pele) após consumir tais alimentos, é muito importante procurar ajuda médica.

Muitas vezes, no entanto, os sintomas podem ser indício de uma intolerância (como a doença celíaca) e não de uma alergia alimentar – como evidenciou a pesquisa científica norte-americana. Mais uma vez, a única forma de realmente confirmar se um indivíduo tem alergia (ou intolerância) a determinada comida é consultar um médico para fazer testes e, assim, descobrir o diagnóstico. Não tem erro!

Preste atenção nos sintomas e busque acompanhamento médico

Está na dúvida se você sofre com alergia ao leite, camarão, peixe ou amendoim, por exemplo? A principal dica é se manter atento aos possíveis sintomas – afinal, as reações alérgicas relacionadas à alimentação tendem a se manifestar de forma imediata. De qualquer forma, caso você suponha ter alguma alergia, o mais indicado é evitar ao máximo o alimento em questão e buscar ajuda médica o mais rápido possível. Com o diagnóstico confirmado, também é necessário fazer um tratamento seguindo as orientações médicas.