Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 06/05/2021

Suco de batata-doce ajuda o refluxo! Aprenda a prepará-lo e os seus benefícios

Você já experimentou alguma receita de suco de batata-doce? Rica em fibras, potássio, cálcio e carboidratos, essa bebida funciona como excelente fonte de energia – principalmente para quem se exercita regularmente -, ajuda a tratar problemas gastrointestinais, como refluxo e gastrite, e contribui significativamente para o ganho de massa muscular. Aqui, nós separamos uma receita de suco de batata-doce simples, servido com um pouco de limão. Vale a pena conferir!

Como fazer suco de batata-doce?

Caso o objetivo seja fazer uma bebida prática e ao mesmo tempo bem nutritiva, uma boa dica é apostar no suco de batata-doce crua. Dessa forma, é possível usufruir melhor dos nutrientes presentes na raiz. Outra dica interessante é adicionar um pouco de sumo de limão (rico em antioxidantes e vitaminas) na hora de tomar. Assim, a bebida ganha um grande potencial detox e também ajuda a acelerar o metabolismo.

Ingredientes

– ½ batata-doce

– 300 ml de água gelada

– Sumo de ½ limão

Primeiro, descasque a batata-doce, corte-a em pedaços menores e a coloque dentro do liquidificador. Adicione água gelada e bata bem, até que a mistura fique homogênea. Passe a bebida por um coador e adicione o sumo de limão na hora. Prontinho!

Incremente a bebida com banana, aveia e mel

Para incrementar o suco de batata-doce de forma saudável, uma boa dica é acrescentar 1 banana média, 2 colheres de sopa de flocos finos e 1 colher de chá de mel. Basta bater esses ingredientes no liquidificador junto com a raiz e um pouco de água que fica bem saboroso! Vale lembrar que a banana também é fonte importante de potássio e, por isso, é muito indicada para quem pratica atividade física no dia a dia.

Afinal, para que serve o suco de batata-doce?

Por conter uma grande quantidade de fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais, o suco de batata-doce é útil para tratar uma série de problemas (principalmente os gástricos) e também fortalece o sistema de defesa do corpo a longo prazo. Confira as principais vantagens dessa bebida:

Ajuda a tratar gastrite e refluxo

O grande diferencial desse suco é que ele ajuda diretamente a tratar gastrite, diferentes inflamações no estômago e até sintomas de refluxo. Isso porque a bebida é bem alcalina (não agride o sistema digestivo) e tem um alto teor de fibras. Nesse caso, no entanto, o ideal é dispensar o uso do sumo de limão na receita. Afinal, frutas cítricas (apesar de ricas em vitaminas e outros nutrientes importantes), podem piorar a gastrite.

É fonte de polifenóis, vitaminas do complexo B e C

O suco de batata-doce se destaca por ser rico em polifenóis – tipos de antioxidantes que apresentam ação anticâncer e antienvelhecimento. Além disso, a bebida é fonte de vitaminas do complexo B e C, que são fundamentais para a saúde dos sistemas nervoso e imunológico.

Contribui para o ganho de massa muscular

Você sabia que esse tipo de suco é bastante indicado para quem quer ganhar músculos? Por conta disso, inclusive, muitos praticantes de crossfit apostam nessa bebida e ainda a incrementam com suplementos de proteína. Além de ser fonte de potássio, a batata-doce concede energia para o organismo e tem baixo índice glicêmico.