Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tipos de batata: doce, baroa, inglesa… Variedades e benefícios de cada uma
Guia Culinário 14/05/2023

Tipos de batata: doce, baroa, inglesa… Variedades e benefícios de cada uma

Você sabe quantos tipos de batata existem? Um dos vegetais mais populares no prato dos brasileiros, ela é versátil e saborosa. As mais conhecidas são a batata-doce e a batata inglesa, mas elas não são as únicas opções que você consegue encontrar no mercado, ou seja: existem diferentes formas de variar o consumo do tubérculo e de incluir os nutrientes dele na rotina alimentar do seu dia a dia. Conheça, aqui embaixo, alguns dos tipos de batata e seus benefícios para o dia a dia!

Batata inglesa é uma das mais famosas

Quando se fala neste vegetal, a batata inglesa é uma das primeiras opções a serem consideradas. Muito comum nas receitas do dia a dia, ela tem a casca e a polpa em um tom de amarelo claro, tamanho médio e semi arredondado. Por causa do teor baixo de água e amido, ela é mais recomendada para preparos cozidos, como purês, acompanhamentos de carnes, tortas e massas assadas.

Mesmo que seu consumo não seja recomendado em alguns tipos de dieta por causa do índice glicêmico, a batata inglesa não é de todo ruim: ela é rica em fibras, proteínas, minerais e vários tipos de vitaminas.

Existem quatro tipos de batata-doce diferentes no Brasil

A batata-doce é famosa por quem pratica exercícios regularmente, já que é rica em fibras e tem o índice glicêmico mais baixo que a batata inglesa. Ou seja: além de seus inúmeros nutrientes, ela mantém a disposição para a prática de exercícios por mais tempo e também prolonga a sensação de saciedade.

Porém, sua versão mais famosa, a batata-doce branca (a que tem a casca arroxeada e a polpa branca quando crua) não é a única a entregar estes benefícios. Além dela, existem a batata roxa, que tem a casca e a polpa nesta cor; a batata-doce laranja, com a casca amarronzada e a polpa laranja; e a batata-doce avermelhada, que é mais rara. Todas elas são ricas em inúmeros nutrientes benéficos para o organismo e podem ter o consumo variado na dieta com a orientação de um nutricionista.

Batata asterix é tem a casca rosada e quantidade mais alta de amido

O que determina o melhor tipo de uso para uma batata é sua quantidade de amido. Neste caso, a batata asterix é uma das que têm a maior concentração da substância. Por isso, ela é uma boa opção para quem quer fazer batata frita – na air fryer, o preparo acaba ficando mais saudável, já que não leva óleo. Outro uso muito comum para ela é na massa de nhoques. Reconhecer a batata asterix é simples: ela parece uma batata inglesa, mas tem a casca rosada e a polpa amarelada.

Assim como outras opções do tubérculo, ela é rica em fibras, ajudando a prolongar a sensação de saciedade. Além disso, também se destacam sua alta concentração de minerais, vitaminas e antioxidantes.

A batata baroa também pode ser encontrada como mandioquinha

A batata baroa, conhecida como mandioquinha, é amarela e tem o formato mais alongado, quase como o das cenouras. Ela tem o sabor mais forte que o de outras opções de batata e é recomendada para sopas, caldos e cremes. Entre seus benefícios se destacam os altos níveis de vitamina C, os carboidratos complexos (aqueles que não elevam bruscamente os níveis de glicose) e as fibras.

Batata bolinha é pequena e geralmente cozida com casca

Como o nome deixa claro, a batata bolinha tem o formato menor e arredondado, mas é bem parecida com a batata inglesa. Por ser pequena, ela funciona bem como acompanhamento de diferentes pratos e vai bem com molhos variados. Bem lavada, ela pode ser consumida até com casca, o que aumenta seu nível de fibras e a torna mais benéfica para a digestão.

Com baixo índice glicêmico, a batata yacon pode ser consumida crua

Uma das opções mais diferentes e menos conhecidas do vegetal é a batata yacon. Por fora, ela parece uma batata-doce com a casca amarronzada e o formato alongado, mas é um pouco menor. Por dentro, ela é rica em fibras, ajuda a regular o intestino e coopera no controle do colesterol, mas seu principal benefício é para diabéticos, já que ela ajuda diminuir os níveis de glicose no sangue. A batata yacon é normalmente consumida crua, sem casca, tem sabor adocicado e a textura parecida com a da maçã.