Turismo gastronômico: Descubra 8 países especializados em alimentação saudável!
Nada como juntar as malas e colocar o pé na estrada. O destino? Onde possamos comer bem, sempre! Mas, como somos adeptos dos mandamentos de uma alimentação saudável, além de muito sabor, nossas refeições também precisam ser equilibradas, naturais e, lógico, altamente nutritivas. Por isso, que tal conhecermos alguns dos países que melhor usam a gastronomia saudável em suas tradições culinárias? Confira!
Quando o assunto é viagem, pensamos logo em sair da rotina, seja de hábitos corriqueiros do dia a dia, seja da nossa alimentação. Certamente um dos prazeres de estar longe de casa é conhecer novas culturas, tradições, e dentre elas, a gastronomia é uma das mais admiradas. Mas, quem disse que não dá para equilibrar nossas vontade de comer pratos diferentes sem descuidar da saúde? Foi, através desse preceito, que o chef de cozinha Pedro Aguiar desbravou os quatro cantos desse mundo em busca das melhores comidas saudáveis. Ele nos conta quais locais mais lhe surpreenderam:
“Baseado na minha rotatividade e trabalhando, principalmente, em hotéis 5 estrelas, me tive uma visão internacional da comida. E eu posso dizer que quando se trata de comida saudável, disparadamente, os países da Ásia se destacam. Por que? Por uma influência totalmente cultural deles, que a gente não tem aqui, no Ocidente, por exemplo. Não temos o costume de comer tantos vegetais como eles têm e líquidos quentes como chás e sopas. E apesar da Europa, na Inglaterra, ser conhecida como uma capital que toma muito chá, em compensação a comida pesa bastante”, analisa o profissional, ressaltando, no entanto a necessidade do equilíbrio:
“O mais importante de destacar, além da consciência, independente do país que vocês estiverem, façam as escolhas certas, já que na comida internacional, você pode encontrar de tudo! “, finaliza o chef que percorreu a China, Tailândia, Dubai, República Dominicana e a Europa em sua formação.
Os melhores países para se comer saudavelmente
Japão: Eles têm o costume de, em todo café da manhã, comer arroz branco. Esse arroz é sempre acompanhado de um vegetal ou saltiado e ovos também estão presentes.
Tailândia: Por ser uma país que tem um clima favorável, a Tailândia tem uma excelente variedade de frutas exóticas como a pitaya e como a manga. Usam e abusam das frutas no café da manhã e consomem muitos vegetais.
China: “Foi um país que tive uma vasta experiência por ter trabalhado lá. Uma curiosidade é que no café da manhã eles têm costume de comer o Congee, uma espécia de sopa, tipo canja, com arroz. É uma mistura cremosa de arroz, especiarias e o Bok Choy, um similar ao repolho, que é acrescido em quase todas as preparações”, destacou o chefe. Também consomem muitos vegetais e ovos. Na China, eles se preocupam muito com o corpo, logo a influência saudável é muito ativa na cultura.
Islândia: Na Europa, ao contrário da Ásia, eles consomem muitos embutidos, porém, no café da manhã ou em outras refeições o mingau de aveia ou de cereal, acrescido frutas e mel é bem presente no dia a dia.
Turquia: Usam e abusam dos vegetais e ovos cozidos. Mesmo comendo muita carne de porco, lombinho, carne de cordeiro ou frango, que seja, é mais saudável do que comer os embutidos, sempre acompanhado dos vegetais. O pão que eles consomem não é um pão gorduroso, são pães árabes, com base de farinha e água, são assados no forno a lenha.
Israel: Assim como a Turquia, e em todos os outros países a presença dos ovos é inevitável. Peixes, legumes e carnes são vastamente encontradas no país que tem uma mistura de culturas africanas, asiáticas e europeias.
Egito: Uma interação de sabores e costumes, a culinária egípicia tem uma forte influência mediterrânea, afriana e árabe. Assim como a Turquia e Israel, os pratos em que encontramos a carne, é sempre acompanhado de legumes e vegetais.
Peru: Na América do Sul, um dos países que se destacam pela culinária saudável é o Peru. Isso porque os peruanos têm o costume de consumir o ceviche, que é um pescado cozido no molho de limão, até no café da manhã.