Veganismo e meio ambiente têm tudo a ver! Entenda como eles estão relacionados
Manter uma dieta vegana é uma ótima forma de contribuir para a proteção da natureza (e diminuir a emissão de carbono), sabia? De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Oxford, produtos de origem animal impactam de forma negativa no meio ambiente – contribuem para o desperdício de água e aumento da emissão de gases de efeito estufa, por exemplo. Para explicar melhor, nós fizemos um tutorial mostrando como o veganismo é um ótimo aliado do planeta. Continue lendo para entender melhor!
‘Sem o consumo de carnes e laticínios, o uso de terras seria reduzido em mais de 75%’
O resultado da pesquisa feita em Oxford é que, caso não houvesse consumo de carnes e laticínios, o uso de terras globais (voltadas para alimentação) seria reduzido em 75%. Ou seja, o consumo de carnes e derivados demanda uma área grande de produção – o que afeta diretamente o desperdício de recursos naturais.
Ao adotar o veganismo como estilo de vida, você contribui – mesmo que indiretamente – para a preservação de florestas. De acordo com o estudo realizado na Universidade de Oxford, “a carne, a aquicultura (criação de peixes e frutos do mar), os ovos e os laticínios usam 83% das terras agrícolas do mundo” mas, em contrapartida, fornecem apenas 37% das proteínas e 56% das calorias que consumimos.
Veganismo também combate o desperdício de água
Você sabia que a agropecuária consome uma quantidade enorme de água? De acordo com a ONU, essa indústria é responsável pelo consumo de 70% da água disponível. E, caso esse consumo fosse reduzido em 10%, seria possível abastecer o dobro da população mundial. Impressionante, né? Esse é um verdadeiro estímulo para adotar o veganismo!
Ao tornar-se vegano, você entra na luta para diminuir a fome no mundo
Muita gente não sabe, mas a quantidade de grãos e plantas cultivados para a alimentação de animais criados para abate é enorme! Estima-se que mais da metade dos grãos produzidos no mundo são voltados para a pecuária (ou seja, para alimentar gado). Caso grãos e plantas – usados por essa indústria – fossem voltados para a alimentação de seres humanos, seria possível acabar com a fome no mundo. Impressionante, né?
Vale destacar que o estilo de vida vegano – além de ser um aliado do meio ambiente – também pode ser muito benéfico para a saúde. Afinal, a dieta vegana propõe justamente um consumo maior de legumes, verduras, frutas, grãos, cereais e alimentos nutritivos. E aí? Que tal dar uma chance ao veganismo? Só não se esqueça de antes consultar um nutricionista para ter uma dieta equilibrada e com as substituições corretas.