O que é vitamina B12: confira para que serve e em quais alimentos encontrá-la
Nem sempre a falta de disposição é apenas o cansaço do dia a dia ou a queda de cabelo é causado pelo estresse. Às vezes, outros problemas podem desencadear tais sintomas, como o nível baixo de vitamina B12 – também conhecida como cobalamina – no sangue, por exemplo.
E para evitar a sua deficiência, o mais indicado é consumir alimentos ricos em B12, já que o organismo não a produz naturalmente. Em outros casos, é necessário ainda fazer a suplementação com a cianocobalamina ou metilcobalamina (formas sintéticas da B12). A seguir, saiba mais sobre o que é, para que serve e os alimentos que são ricos nesse nutriente.
O que é e para que serve a vitamina B12?
A B12, conhecida como cobalamina, é uma vitamina essencial para o funcionamento saudável do organismo. Isso porque, ela é responsável pela:
- produção de DNA e RNA;
- criação das células sanguíneas;
- formação dos neurônios;
- atuação no metabolismo de gordura do corpo.
O que acontece com a falta de vitamina B12?
Quando o nível de B12 está baixo no sangue, uma série de complicações podem ocorrer, desde queda de cabelo a depressão – a depender do grau da deficiência no organismo. A seguir, conheça os principais sintomas:
- anemia;
- desânimo;
- fadiga;
- aftas;
- alteração de humor;
- ardência na língua;
- formigamentos;
- problema de memória.
Qual nível de vitamina B12 é considerado baixo?
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o nível ideal da vitamina no organismo é de 200 a 800 pg/mL (147 a 590 pmol/L). Portanto, valores abaixo de 200 indicam deficiência e muito próximo de 100 é considerado extremamente baixo. Em tais casos, há possível indicação de reposição da vitamina por meio de suplementação, via oral ou injetável. Se tiver dúvidas sobre seus índices, procure um médico.
Em quais alimentos a vitamina B12 é encontrada?
A B12 não é produzida naturalmente pelo corpo humano. Por isso, é preciso ingerir alimentos que sejam ricos dessa vitamina para manter os níveis ideais dela no sangue. Para te ajudar, listamos aqui alguns alimentos que apresentam boas quantidades desse nutriente e são ótimos para serem consumidos no dia a dia. Confira:
- carne vermelha (porco, cordeiro e boi);
- frutos do mar (crustáceos, moluscos, ostras e mariscos);
- peixes (salmão, atum, sardinha, truta e bacalhau);
- aves (frango, peru, pato e codorna);
- ovos (principalmente a gema);
- laticínios e derivados (leite, iogurte e queijo);
- cogumelos (shitake, shimeji, entre outros);
- alimentos fortificados (leite de amêndoas, leite de soja e cereais matinais).
Como observado ao longo do texto, a vitamina B12 cumpre um papel muito importante para o organismo. E sem a quantidade ideal presente no sangue, o corpo passa a apresentar uma série de problemas, como fadiga, anemia, falta de memória, entre outros.
Portanto, agora que você já aprendeu quais alimentos são ricos em B12, não deixe de incluí-los na sua alimentação, ok?! E qualquer dúvida, busque ajuda médica, pois ela poderá te auxiliar, levando em consideração as suas necessidades nutricionais do momento.