Viver sem glúten: Veja 7 benefícios para quem adere esse tipo de alimentação
Muito se ouve falar em glúten: dieta do glúten, intolerância ao glúten, cortar de vez o glúten da alimentação, faz bem, faz mal… E por aí vai. A grande verdade é que essa proteína vegetal, encontrada nos mais diversos produtos feitos à base do trigo, do centeio e da cevada (pães, bolos, biscoitos, cerveja etc.) pode ser tranquilamente substituída em nossa rotina alimentar, inclusive gerando muitos benefícios à saúde.
Embora, de início, pareça difícil cortar totalmente os produtos com glúten das nossas vidas, as vantagens em aderir esse tipo de alimentação são bem representativas e imediatas. Dentre esses fatores, a diminuição do consumo de alimentos industrializados, por si só, já garante boas perspectivas à saúde. Mesmo assim, antes de retirá-la completamente da alimentação, é necessária uma avaliação clínica e uma orientação profissional, como explica a nutricionista Carolina Xavier: “Retirar o glúten da dieta somente com exames específicos, sob orientação e acompanhamento de um profissional de nutrição”, recomenda a especialista.
Excluir o glúten é uma forma de ter uma alimentação mais saudável e melhorar o funcionamento do organismo. Confira algumas vantagens dessa dieta do glúten que a Dra. Carolina Xavier separou:
Veja 7 benefícios de uma vida sem glúten
– Há melhora na digestão, contribuindo para redução de sintomas de diarreia, refluxo e cólicas intestinais causadas pela sensibilidade ao glúten.
– Perda de peso de forma rápida, pois a maioria dos alimentos fonte de carboidrato possuem glúten;
– Reduz inflamações causadas por doenças autoimunes, artrites e problemas intestinais;
– Diminuição da fome e compulsão;
– Combate a obesidade;
– Diminui alterações de pH que provocam danos aos ossos;
– Previne o aparecimento de osteoporose e anemia nas pessoas que apresentam a sensibilidade ou alergia a proteína do glúten e que acabam comprometendo o funcionamento normal do intestino.