Você sabe o que é um climatarian? Conheça esse estilo de vida sustentável
Ter um estilo de vida sustentável e preocupado com o planeta é uma das maiores provas de amor à natureza. Usar copos e talheres reutilizáveis, eco bags no lugar das sacolas plásticas, comprar roupas em brechós… São pequenas atitudes que, acredite se quiser, fazem muita diferença! É justamente seguindo essa lógica que os climatarians surgiram. Quer saber mais sobre esse grupo? Dá uma conferida no que eles acreditam e como funciona seu estilo de vida – quem sabe você se inspira a fazer o mesmo!
Climatarians têm uma alimentação preocupada, principalmente, com o meio ambiente
A maioria das pessoas já conhece bem o veganismo – cujos adeptos excluem o consumo de todos os produtos de origem animal (carnes, leites, queijos e por aí vai). No entanto, poucas pessoas sabem como funciona o climatarianismo – estilo de vida que consiste, basicamente, em se alimentar de acordo com a época e o clima (optando por alimentos a granel e sazonais, por exemplo).
O objetivo principal de todo climatarian é não causar danos ao meio ambiente e combater – através da alimentação – as mudanças climáticas decorrentes da ação humana. Os climatarians evitam, por exemplo, o consumo de produtos com embalagens plásticas e, ao mesmo tempo, valorizam lojas que apostam em embalagens reutilizáveis.
Além disso, o climatarian também atenta mais ao processo de produção dos alimentos, optando sempre por aqueles que foram cultivados de forma mais responsável, sem agredir o meio ambiente – ou seja, orgânicos. Alguns climatarians, inclusive, tentam calcular a pegada de carbono dos alimentos (ou seja, a emissão de carbono gerada na produção daquele determinado produto). Assim, as pessoas podem tomar escolhas melhores, dependendo de como foi o processo de produção do alimento. Interessante, né?
Climatarians devem reduzir drasticamente o consumo de carne
A dieta dos climatarians também se destaca por ser bastante pautada em frutas e vegetais locais e sazonais, com uma redução significativa no consumo de carnes. No entanto, diferentemente do veganismo (que propõe o corte radical de carnes e derivados animais), o climatarianismo pretende apenas garantir um consumo mais equilibrado da carne.
Vale destacar que a pecuária é uma das principais causadoras do desmatamento das florestas e, consequentemente, das mudanças climáticas que ocorrem no planeta. Por isso, os climatarians defendem a importância de buscar um consumo de carne mais equilibrado e consciente.
Por que os climatarians consomem, principalmente, alimentos locais e sazonais?
É importante ter em mente que todos os alimentos produzidos foras de época (que não são daquela estação) demandam uma quantidade maior de energia e recursos – enquanto os sazonais, produzidos na época adequada, não demandam muito da natureza.
Além de buscarem uma alimentação mais sazonal, os climatarians também defendem a importância de consumir alimentos mais locais – tendo em mente que produtos internacionais, por exemplo, exigem uma quantidade maior de caixas e plásticos, fora os recursos necessários para o transporte. Por isso, inclusive, a maioria dos climatarians dá preferência aos alimentos a granel.
E aí, o que achou do climatarianismo? Quem tem uma preocupação maior com o planeta e o meio ambiente costuma se identificar bastante com esse estilo de vida. Para quem se interessou, uma boa dica é buscar mais equilíbrio na hora de alimentar (sem exagerar nas carnes, por exemplo). Já se for apostar em uma embalagem, procure levá-la para a reciclagem e dê preferência ao vidro, que pode ser reaproveitado. Pode apostar que já é um bom começo!