5 alimentos bons para a pele que evitam a formação de espinhas
Sabia que dá para evitar acnes e outras inflamações na pele com a ajuda de uma boa alimentação? Isso porque existem alimentos com substâncias anti-inflamatórias, capazes de evitar o surgimento das temidas espinhas e de manter a pele sempre bem tratada. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Bianca Sermarini. Ela nos contou quais são esses alimentos e como podemos consumi-los no dia a dia. Dá uma conferida!
1. Uva possui resveratrol, substância anti-inflamatória
Além de ser uma das frutas mais saborosas, a uva também é cheia de substâncias benéficas para o organismo. No que diz respeito à saúde da pele, o grande destaque é o fato de ela possuir o composto fenólico resveratrol, que ajuda a combater as bactérias (que ficam geralmente presentes no rosto) causadoras das espinhas. O resveratrol, inclusive, é um importante antioxidante e também pode ajudar a combater problemas cardiovasculares. Para além da uva, existem outros alimentos, como chocolates amargos e pistaches, que também são fontes dessa substância.
2. Peixes são fonte de ômega 3, substância que ajuda a reduzir inflamações na pele
Para quem quer evitar o surgimento de acnes na pele, outra dica interessante é incorporar tipos de peixes à alimentação. De acordo com a nutricionista Bianca Sermarini, o ômega 3 presente nos peixes ajuda a manter a qualidade da pele: “O ácido graxo ômega 3 ajuda a regular o açúcar no sangue e a reduzir a inflamação da pele. As principais fontes dessa substância são salmão, atum e a sardinha. Na hora do almoço, você pode se alimentar com arroz integral, peixes e até mesmo uvas em saladas”, explica a profissional.
3. Betacaroteno presente na cenoura ajuda a combater a oleosidade da pele
Você já deve ter ouvido falar nos superpoderes do betacaroteno, pigmento alaranjado (presente na cenoura) que atua como importante antioxidante, capaz de deixar a pele mais jovem – já que combate os radicais livres -, saudável e com aspecto bronzeado. O lado bom é que essa substância também ajuda a combater o surgimento de acnes na pele, pois consegue controlar a produção de oleosidade.
4. Alho funciona como excelente anti-inflamatório
O alho é outro anti-inflamatório muito conhecido e que traz vários benefícios para a saúde. No que diz respeito ao tratamento de espinhas e acnes, ele também pode ser muito útil. Segundo a nutricionista, ele é um grande aliado no combate a inflamações de forma geral – inclusive nas de pele: “O alho possui a alicina, uma substância que atua como anti-inflamatório e bactericida. Ele pode ser usado como tempero para diferentes pratos – por exemplo, o arroz integral”, afirma Bianca.
5. Alimentos integrais, como o arroz, ajudam a regular os hormônios
Outra dica interessante é incorporar alimentos integrais, como o arroz, ao seu cardápio diário. Isso porque eles são fontes de vitaminas do complexo B – importantes para o controle dos hormônios e, consequentemente, conseguem evitar o surgimento das acnes. A vantagem dos grãos integrais é que eles não são refinados e, por isso, são mais ricos em vitaminas, minerais e diferentes nutrientes. Além disso, são fontes de fibras que, além de regularem o intestino, também ajudam a eliminar toxinas do corpo.
Por fim, a nutricionista também citou alguns alimentos que devem ser evitados no dia a dia. Isso porque eles podem deixar a pele mais oleosa e, assim, ocasionar acnes e outras inflamações: “Comidas de fast food, chocolates ricos em gordura e doces de forma geral devem ser evitados, pois podem favorecer o surgimento das espinhas”, finaliza a profissional.
Bônus: lembre-se de beber bastante água
Para quem quer evitar inflamações e manter a pele sempre hidratada, o grande segredo é beber bastante água todos os dias. O ideal é manter em mente aquela regrinha de “ao menos 2 litros por dia”, que já vai ajudar bastante! Além disso, você também pode recorrer às frutas mais suculentas, como a melancia, melão, morango e tomate. Além de hidratarem a pele, elas também são ricas em vitaminas e minerais importantes para o organismo – portanto, é sempre válido consumi-las no dia a dia.