5 alimentos com propriedades medicinais que você deve incluir no seu cardápio
Certos alimentos se destacam entre os demais e se tornam indispensáveis na dieta de quem quer seguir uma dieta saudável pela quantidade de nutrientes essenciais que possuem. Mas sabia que, além disso, alguns ainda podem agir como remédios naturais por contarem com propriedades medicinais? Veja nossa lista com 5 opções – e, se alguma delas se enquadrar em algo que você precise no momento, já pode se preparar para adicioná-la no cardápio!
1. Açafrão-da-terra possui ação anti-inflamatória
Também conhecido como cúrcuma ou gengibre amarelo, o açafrão-da-terra é uma especiaria que vai muito além da função de dar cor e tempero aos alimentos. É que um dos seus principais componentes – a curcumina – faz com que ele ganhe importantes funções medicinais por contar com ação antioxidante e anti-inflamatória.
Sendo assim, o ingrediente é visto como um verdadeiro aliado para prevenção do câncer – já que os seus agentes antioxidantes são responsáveis por combater as células cancerígenas. Além disso, na medicina chinesa ele é muito usado para remover inflamações do corpo, tanto na parte interna quanto na externa. Por fim, também pode ser usado no preparo de uma pasta (junto com água e sal) para aliviar torções e seu consumo ainda é indicado para amenizar irritações no estômago.
2. Alho é um bom diurético
As propriedades medicinais do alho são conhecidas desde os primórdios – tanto que, na Antiguidade, ele era utilizado como um dos principais ingredientes de remédios naturais. Mas quais são esses benefícios, afinal? Para começar, o ingrediente ajuda a diminuir a retenção de líquidos por funcionar como um bom diurético, mas não para por aí: ele também é um aliado para reduzir a pressão arterial, melhorar a circulação sanguínea, facilitar a digestão e, ainda, ajudar a curar os sintomas de gripes e resfriados.
3. Cebola ajuda a tratar problemas respiratórios
Assim como o alho, a cebola também é muito conhecida por suas propriedades medicinais. Uma das principais é a ação antibiótica do seu sumo, mas ainda tem muito mais que isso: ela também funciona como um remédio para tratar problemas respiratórios graças a seu poder anti-inflamatório, ajuda a melhorar a circulação do sangue e ainda pode ser aliada de quem sofre com diabetes por diminuir o nível de glicose no sangue.
4. Mel tem propriedades antissépticas
O fato de funcionar como um bom adoçante natural não é o único motivo para apostar no mel: o alimento conta com nutrientes que também entregam muitos benefícios para a saúde! Ele contribui, por exemplo, para o aumento da disposição por dar mais energia para o corpo – o que é ótimo para quem é atleta ou tem uma rotina intensa de atividades físicas. Além disso, também evita infecções por ter propriedades antissépticas, melhora o sistema imunológico, e tem ação terapêutica para acalmar os nervos e amenizar problemas relacionados à insônia e à ansiedade.
5. Pimenta possui efeito analgésico que alivia o desconforto muscular
A pimenta é muito conhecida por sua ação termogênica – propriedade que ajuda quem está em uma dieta para perder peso por acelerar o metabolismo -, mas ela também tem funções medicinais que vão muito além disso. A especiaria conta, por exemplo, com efeito analgésico para aliviar o desconforto muscular, e também é rica em antioxidantes que impedem o aparecimento de doenças graves, como o câncer, por combaterem a ação dos radicais livres. Junto com isso tudo, ainda faz muito bem para a saúde do coração por controlar os níveis de colesterol, é um anti-inflamatório natural e ainda fortalece o sistema imunológico.