Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 alimentos permitidos para quem tem intolerância à lactose
Guia Culinário 24/01/2023

5 alimentos permitidos para quem tem intolerância à lactose

A lactose é o açúcar natural encontrado na composição do leite e seus derivados, como queijos e iogurtes. Por isso, quem tem intolerância à lactose não consegue consumir certos alimentos sem sentir desconfortos como inchaço, diarreia, vômitos e até problemas mais graves no organismo. No entanto, nem todo mundo sabe o que é ou se tem intolerância à lactose e quais são os alimentos permitidos para quem sofre com essas questões. Confira!

O que é intolerância à lactose? Saiba identificar os sintomas

Ao consumir leite, iogurte, queijo e outros alimentos que levam leite na composição, você sente algum tipo de desconforto? Dores na barriga, inchaço, diarréia ou vômito são sintomas “comuns” logo após ingerir esse tipo de alimento? Talvez você tenha intolerância à lactose e não saiba.

Isso porque o corpo humano possui uma enzima chamada lactase, que é responsável pela “quebra” e absorção da lactose – o açúcar do leite. Se o organismo não produz essa enzima, ele não consegue fazer esse processo de forma completa e, por isso, algumas pessoas podem se tornar intolerantes à lactose. Se você não se sente bem ao consumir leite ou derivados e desconfia que possa fazer parte desse grupo, procure um profissional especializado para te ajudar.

1) O leite zero lactose é opção para quem tem intolerância

Se você já sabe que tem intolerância à lactose, mas não quer abrir mão do consumo do leite, não precisa ficar triste. Isso porque o leite zero lactose é uma opção segura e saudável para quem sofre com a sensibilidade alimentar.

O Leite Zero Lactose Taeq é fonte de cálcio, vitaminas e minerais, além de ter um gosto adocicado que deixa a sua rotina de alimentação ainda mais saborosa. Vale lembrar também que o consumo também é liberado para quem não tem intolerância e está em busca de uma opção mais saudável e leve.

2) Quem tem intolerância à lactose deve incluir frutas variadas na alimentação

Uma das grandes queixas de quem tem intolerância à lactose é não conseguir ter um bom fluxo intestinal. Nesse caso, o consumo regular de frutas pode ajudar a prevenir problemas como a prisão de ventre ou a diarréia, já que elas possuem fibras que auxiliam na boa digestão.

No entanto, para garantir uma alimentação equilibrada e saudável, a dica é variar as opções de frutas e sempre consumi-las combinadas com aveia ou oleaginosas. Além disso, vitaminas e smoothies de frutas com leite zero lactose também são boas alternativas.

3) Água de coco garante hidratação do corpo de quem tem intolerância à lactose

Nem sempre é possível deixar de consumir determinados alimentos e os sintomas acabam sendo implacáveis. Por isso, quem tem intolerância à lactose deve se manter hidratado por conta da perda de água que pode acontecer se algum desconforto se manifestar.

Uma boa pedida é a água de coco, rica em sais minerais, como o potássio e o magnésio. Além de repor a hidratação e as vitaminas do corpo, a bebida também ajuda na redução da pressão arterial, auxilia na perda de peso e evita cãimbras musculares.

4) O consumo de aves e peixes faz parte de uma rotina saudável

Existem alimentos que são indicados para todas as pessoas que buscam uma rotina mais saudável, incluindo as que possuem intolerância à lactose. É o caso das aves e peixes, que são mais leves e fonte de proteínas.

O frango é uma carne branca muito versátil, que pode ser usada em receitas de almoço, jantar e até mesmo como recheio para lanches. Já a truta é uma ótima opção de peixe, fonte de cálcio e ômega 3.

5) A barra de proteína vegana é indicação de lanche prático para quem tem intolerância à lactose

Para não passar nenhum sufoco na rua, uma dica valiosa é ter sempre uma opção saudável na bolsa. Para quem tem intolerância à lactose, a barra de proteína vegana também é uma grande aliada. Além de não ter lactose, a barra de proteína vegana é fonte de fibras e nutrientes que dão mais saciedade ao longo do dia.