Beber leite com manga faz mal? Saiba os mitos e verdades dessa lenda alimentar
Nós somos aquilo que comemos? O que é verdade e o que é mito em nossa alimentação? A cada dia, a ciência nutricional – como a nutrigenômica -, através de muitos estudos, análises e pesquisas desmitificam muitas crenças e ditos populares que atravessam gerações e que, por incrível que pareça, até hoje ainda são seguidos à risca. Uma dessas teses, “beber leite e manga juntos faz mal”, é um bom exemplo de como o senso comum ainda afeta as nossas vidas.
Para dar fim a essa ideia de uma vez por todas, além de não fazer mal, a sinergia alimentar entre manga e leite é bastante saudável. Desde que seja feita de forma consciente e equilibrada, esses dois alimentos reúnem diversos nutrientes muito importantes para a nossa alimentação e podem sim serem consumidos ao mesmo tempo.
Segundo a nutricionista Sara Bortoluz, essa crença parte de uma questão histórica e não passa de falácia: “Isso é mito. A combinação de manga com leite está longe de fazer mal. Na verdade a sua combinação é bastante saudável, pois oferece boas doses de vitaminas e minerais ao organismo. A manga contém altos teores de nutrientes importantes, como o betacaroteno, vitamina A, vitamina C, fósforo, ferro e cálcio. O leite, por sua vez, é rico em proteínas, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio, sendo fundamental para o fortalecimento dos ossos”, enfatiza a profissional, poderando a razão do início dessa lenda em nossa cultura:
“Na época da escravidão, os senhores de engenho, preocupados em diminuir o consumo de leite por parte dos escravos (quanto menor o consumo maior a sobra para comercialização), e conhecedores da grande quantidade de manga que os escravos consumiam, falavam que os dois alimentos juntos fariam mal à saúde”, disse.
Entre mitos e verdades, sempre opte pelo bom senso em sua alimentação
Com tantas informações novas, estudos, por que o folclore e crenças de senso comum ainda são tão aderidos e tomados como verdade na sociedade? A Dra. Sara repercute algumas dessas indagações:
“Percebo que as pessoas valorizam muito as informações que são passadas de geração para geração, além de seguir e transmitir o que aprendem. Porém essas crenças foram criadas sem um embasamento científico. E a partir do momento em que estudos são feitos, o conhecimento vai sendo descoberto e comprovado o que é real e aplicável à prática, e o que não é se torna um mito. Atualmente o mundo da alimentação e nutrição vive um terrorismo nutricional. A cada momento novos alimentos e novas dietas são lançados como se fossem milagres e acabam por confundir a vida das pessoas. O bom senso e o equilíbrio é o que devemos sempre pensar e, com certeza, nunca vai sair de moda!”, finaliza.