Canja de galinha não faz mal a ninguém! Veja o poder dessa sopa contra a gripe!
Longe de ser apenas mais um lenda alimentar do tempo de nossos avós, a canja de galinha é sim, um poderoso aliado para nossa saúde, principalmente no combate de gripes e resfriados. Feito à base de alimentos ricos em nutrientes protetores e, principalmente, quando preparado com todo o amor e cuidado por nossas vovós e mamães, o prato pode ser ainda mais saudável se incluirmos na receita, ingredientes naturais e orgânicos. Veja mais sobre os bons efeitos dessa iguaria em nossa vida!
Uma boa alimentação pode ajudar a prevenir e a curar doenças, principalmente em dias mais frios, de climas mais secos e temperatura mais baixas, quando são mais comuns os sintomas de gripes, alergias e resfriados aparecerem. Para isso, a canja de galinha é, comprovado cientificamente, um prato altamente nutritivo para combater essas enfermidades. Segundo a ciência, isso se deve diretamente a dois elementos: o calor da sopa e um aminoácido chamado cisteína, presente em boa quantidade na carne de frango. A nutricionista Sheila Basso explica melhor como essa tradicional receita age a favor do nosso bem-estar físico:
“Há tempos já se sabe que líquidos quentes ajudam na expectoração, pois colaboram para aumentar o movimento dos cílios pulmonares e, por consequência, do muco. Descobriu-se que a temperatura não é a única responsável pela ação benéfica da canja. Um aminoácido chamado cisteína, liberado quando a carne de galinha é cozida, tem a capacidade de agir sobre o muco, tornando-o menos espesso. A cisteína agiria da mesma forma que a acetilcisteína, um princípio ativo usado na formulação de medicamentos para descongestionar os pulmões“, explica a profissional.
Como preparar uma boa e verdadeira canja de galinha saudável?
Mas você sabia que a canja de galinha pode ser preparada de forma ainda mais saudável? Segundo a Dra. Sheila é recomendado retirar a pele do frango ao se preparar a canja. “Procure evitar caldos ou temperos prontos. Acrescente ervas e temperos naturais que oferecem benefícios à saúde: alho, cebola, salsinha, orégano e gengibre, por exemplo”, indica a nutricionista.
Alimentação saudável para fugir das gripes e dos resfriados
Tudo o que consumimos de forma saudável, equilibrada e bem orientada, traz resultados para saúde do nosso corpo, assim uma boa alimentação pode ajudar a prevenir e encurtar a durabilidade da gripe, da alergia ou do resfriado em nosso organismo.
“A alimentação saudável fortalece nosso organismo e cria defesas orgânicas para combater o vírus: frutas, verduras, legumes, grãos (sementes, cereais e leguminosas), carnes magras, peixes e aves sem pele, ovos e leite e derivados, de preferência com pouca gordura, é a alimentação recomendada para quem quer evitar os transtornos causados pela gripe. Nessa época do ano, devemos priorizar o consumo de alimentos fontes de vitaminas e minerais, uma vez que estes, quando em quantidades adequadas, previnem infecções e viroses comuns em temperaturas mais baixas”, finaliza a Dra. Sheila.
*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).