Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá de urtiga não causa urticária! Descubra para que ele serve e suas indicações
Guia Culinário 04/11/2020

Chá de urtiga não causa urticária! Descubra para que ele serve e suas indicações

Você sabia que a urticária (doença dermatológica), na maioria das vezes, é causada por plantas do gênero Urtica? Isso acontece porque as folhas desse tipo de vegetação expelem um ácido fórmico que, ao entrar em contato com a pele, causa coceira, manchas vermelhas e outras irritações. A boa notícia é que, ao cozinhar as folhas de urtiga, é possível eliminar o ácido e ainda extrair substâncias terapêuticas muito benéficas – ótimas para o preparo de chás medicinais! Por isso, inclusive, recomenda-se colher a urtiga com luvas para, depois, usá-la no preparo de bebidas detox. Interessante, né?

O chá de urtiga, para quem não conhece, é bem nutritivo e pode até fazer bem para problemas de pele! Ele é considerado um ótimo aliado para tratar inflamações e conceder energia ao organismo, pois é rico em diferentes vitaminas, minerais e agentes antioxidantes. Feita a partir da folha de urtiga, essa bebida deve ser consumida ainda quente e pode ser incrementada com diferentes especiarias (como mel e canela). Aqui, nós preparamos uma matéria falando mais sobre os benefícios desse tipo de chá para a saúde. Confira!

1. Chá de urtiga tem ação anti-inflamatória e diurética

Um dos principais benefícios do chá de urtiga é ter ação anti-inflamatória – isto é, ajuda a aliviar dores de garganta, amenizar infecções e também a tratar reumatismo e artrite (problemas nos ossos e articulações) a longo prazo. Essa bebida também funciona como excelente diurético, eliminando as toxinas do organismo e impedindo o acúmulo de líquidos. O chá de urtiga é muito indicado, por exemplo, para diminuir inchaços e aliviar dores.

2. Urtiga-branca é fonte de antioxidantes que fazem bem para a pele

Usada no preparo do chá, a urtiga-branca é uma erva que se destaca por ser rica em compostos antioxidantes. Essas substâncias inibem a ação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e garantindo mais saúde e elasticidade à pele. Os antioxidantes também fazem bem para os cabelos, unhas e fortalecem o sistema imunológico.

3. Ajuda a tratar problemas no sistema urinário

Por ter ação anti-inflamatória, a urtiga é ótima para tratar infecções urinárias e ajuda a manter os rins em bom funcionamento. As substâncias diuréticas presentes na planta, inclusive, garantem a eliminação de ácido úrico, sódio, ureia e outras toxinas pela urina – prevenindo, assim, possíveis problemas no sistema urinário.

4. Chá de urtiga estimula o apetite e afasta o cansaço

O chá de urtiga, para quem não sabe, também é ótimo para levantar os ânimos em dias mais corridos e cansativos. Isso porque ele possui substâncias medicinais que abrem o apetite e afastam a fadiga mental e muscular. Uma boa dica é tomar uma xícara desse chá à tarde, durante o trabalho, para desintoxicar o organismo e aumentar a produtividade.

Como fazer chá de urtiga?

Para fazer um chá de urtiga bem terapêutico (rico em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e outros compostos medicinais), o ideal é usar folhas frescas e, de preferência, consumir a bebida o quanto antes.

Ingredientes

– 3 folhas de urtiga

– 500 ml de água

Primeiro, leve a água para esquentar em uma panela. Quando começar a borbulhar, apague o fogo, insira as folhas de urtiga e tampe o recipiente. Deixe em infusão por 15 minutos e, em seguida, basta coar e servir nas xícaras.